Instabilidade chega e deve persistir até metade da próxima semana
Operação Arcarius
Polícia prende líderes de invasões de lotes no interior da região

Divulgação Regional - Mais de 260 agentes atuaram contra organização criminosa no campo
Na manhã dessa sexta-feira, 26, a Delegacia de Polícia de Candiota, com apoio da 9ª Região Policial, do Departamento de Polícia do Interior (DPI) e do 6º RPMon da Brigada Militar, deflagrou a Operação Arcarius nos municípios de Candiota e Hulha Negra. A ação contou com suporte do Batalhão de Choque, da Divisão de Operações Aéreas da Polícia Civil, que utilizou helicóptero, e do Corpo de Bombeiros Militar.
O objetivo foi cumprir 17 mandados de busca e apreensão em áreas investigadas por abrigar um grupo criminoso responsável por invasões de lotes, ameaças e danos ao patrimônio de assentados. As investigações tiveram início após mais de 20 registros de ocorrência — sendo oito apenas em setembro — relatando invasões sistemáticas, ameaças com armas de fogo e até disparos contra moradores. Algumas famílias chegaram a abandonar suas propriedades por medo da violência.
Um dos episódios mais graves envolveu o desligamento e possível dano a câmeras de segurança de uma residência, onde invasores permaneceram no interior do imóvel. Os líderes do grupo coordenavam as ações escolhendo lotes cujos donos estivessem ausentes, incentivando ocupações e intimidando moradores.
A operação mobilizou mais de 260 policiais civis e militares, resultando em seis prisões em flagrante e na apreensão de seis armas de fogo, incluindo rifles e espingardas, algumas com numeração raspada.
Segundo a Polícia Civil, os presos foram responsabilizados por integrar organização criminosa, invasão de propriedade e posse ilegal de armas. O delegado Cristiano Ritta destacou que a Operação Arcarius representa um passo importante para restaurar a paz social na região, impedindo que famílias sejam subjugadas por ameaças e violência no campo.
Deixe seu comentário