Destaque
IGP lança Banco de Docentes para qualificar formação de servidores

Divulgação IGP - Profissionais irão colaborar com cursos
O Instituto-Geral de Perícias (IGP), por meio da Academia de Ciências Forenses, lançou o Banco de Docentes, iniciativa que moderniza e organiza a formação interna do órgão. O cadastro ficará disponível por 15 dias, via formulário eletrônico enviado por e-mail e também acessível na intranet.
A proposta é permitir que servidores se inscrevam para atuar como professores nas disciplinas que compõem os cursos de formação das diferentes carreiras da perícia oficial gaúcha, como Peritos Criminais, Peritos Médico-Legistas, Técnicos em Perícias e Papiloscopistas. Há concursos em andamento, com previsão de novas turmas já em 2026.
O Banco de Docentes integra o compromisso do IGP em alinhar sua atuação aos desafios contemporâneos da perícia, valorizando servidores como multiplicadores de conhecimento técnico-científico. Como parte desse processo, em outubro, a Academia de Ciências Forenses promove o Seminário Pedagógico, voltado à preparação dos profissionais que irão atuar como docentes, oferecendo ferramentas de didática, metodologias de ensino e planejamento pedagógico.
A expectativa é de que, nos próximos anos, o IGP receba um número expressivo de novos servidores, resultado dos editais em vigor. O Banco de Docentes assegurará que essa nova mão de obra seja treinada com qualidade e atualizada com as práticas mais recentes da perícia criminal.
Além da formação inicial, os docentes selecionados também poderão atuar em capacitações regulares que atualizam continuamente os servidores em atividade. Esses profissionais, frequentemente convidados por outras instituições de segurança pública, contribuem para cursos sobre criminalística, isolamento e preservação de locais de crime, entre outros procedimentos técnicos que fortalecem a integração do sistema de justiça e segurança.
Deixe seu comentário