BAGÉ WEATHER

No RS

Decrabs ampliam atuação e reduzem crimes rurais

Divulgação Policia Civil - Rio Grande do Sul tem cinco Decrabs

Diante da realidade agrícola do Estado, a Divisão de Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Dicrab) mantém cinco Delegacias de Polícia Especializadas (Decrabs) distribuídas nas regiões Sul e Noroeste. Criada no fim de 2024 e vinculada ao Departamento de Polícia do Interior (DPI), a Dicrab concentra esforços em delitos cometidos no meio rural, como abigeato (furto de gado), roubo e falsificação de sementes e insumos agrícolas, pirataria e comércio ilegal de produtos. 

A Divisão atua em conjunto com a Brigada Militar, a Secretaria Estadual da Agricultura, o Ministério da Agricultura e órgãos municipais de fiscalização. Para o diretor da Dicrab, delegado Heleno dos Santos, a existência das delegacias é uma resposta à demanda do setor rural. Segundo ele, desde o início da atuação, já foi gerado um impacto superior a R$ 10 bilhões em prejuízos a organizações criminosas ligadas principalmente ao furto de animais. 

“O crime de abigeato está na história do Rio Grande do Sul e preocupa a Polícia Civil. Com a criação das Decrabs, esse delito vem diminuindo ano a ano. A estrutura demonstra a sensibilidade da instituição em combater crimes que atingem diretamente a agricultura e a pecuária, atividades vitais para o Estado”, afirmou Santos. 

Atualmente, as cinco delegacias estão instaladas em Bagé, Alegrete, Camaquã, Cruz Alta e Santo Ângelo. Uma nova unidade será aberta em Santo Antônio da Patrulha e outras duas estão previstas para Vacaria e Santa Maria. 

De acordo com o delegado, a atuação das Decrabs abrange macrorregiões extensas. “É muito trabalho, pois o território é amplo. O foco agora é equipar cada vez mais as delegacias para aprimorar a resposta policial. Onde houver crime organizado relacionado ao meio rural, a Decrab investiga. E, em casos de associação com outros delitos, as unidades também auxiliam as delegacias locais”, detalhou. 


Decrabs ampliam atuação e reduzem crimes rurais Anterior

Decrabs ampliam atuação e reduzem crimes rurais

Próximo

Homem condenado por homicídio morre após atentado com 11 tiros

Deixe seu comentário