Instabilidade chega e deve persistir até metade da próxima semana
Previsão
Outubro traz extremos climáticos com temporais

Niela Bittencourt - Período é de aumento das temperaturas e maior ocorrência de tempestades
Outubro deve ser um mês de extremos climáticos no Brasil, com aumento das temperaturas e maior ocorrência de temporais no Sul. A primavera traz dias mais quentes e noites gradualmente menos frias, enquanto a transição para a estação chuvosa favorece tempestades localizadas.
No Sul, como destacou a MetSul Meteorologia, outubro é historicamente tempestuoso devido ao encontro de massas de ar frio e quente e à atuação de áreas de baixa pressão e sistemas convectivos. Apesar disso, madrugadas ainda podem registrar frio em algumas regiões, e tardes com calor intenso tornam-se mais frequentes.
Chuvas
A expectativa é de que o fenômeno La Niña não se forme em outubro, já que o Oceano Pacífico Equatorial apresenta anomalias negativas próximas do limite de neutralidade. Sem a presença consolidada do fenômeno, as chuvas tendem a ficar próximas ou acima da média. Mas a combinação de ar quente e padrões convectivos pode gerar precipitação excessiva e temporais localizados, com possibilidade de vento forte e granizo.
Temperaturas
O calor será mais ameno no Rio Grande do Sul, com eventuais incursões de ar frio trazendo noites mais baixas, mas com menor frequência e intensidade.
Virada do mês
A virada de setembro para outubro deve trazer uma sequência de episódios de chuva com altos volumes em parte do Sul, segundo alerta da MetSul Meteorologia. Temporais isolados também são possíveis.
Nesta terça-feira (30), a instabilidade atinge a maior parte do Estado, com risco de chuva localmente forte. Na quarta-feira (1º), o tempo tende a melhorar parcialmente, com sol entre nuvens, mas ainda há chance de precipitação isolada.
A instabilidade volta a se destacar na quinta-feira (2), com maior chance de chuva no Oeste, Noroeste e Norte do Rio Grande do Sul. Na sexta-feira (3), a chuva persiste em diversas regiões gaúchas, e, no sábado (4), pancadas isoladas atingem a Metade Norte do Rio Grande do Sul.
No domingo (5), uma frente fria ingressa pelo Oeste e Sul gaúcho, mantendo a chuva na maioria das regiões do Estado.
Os volumes acumulados nos próximos sete a 10 dias podem ser elevados, especialmente no Oeste, Centro e Metade Norte do Rio Grande do Sul.
Deixe seu comentário