Bagé
Concurso de bolos celebra os 214 anos com criatividade e tradição

Augustho Soares - Mais de 20 criações foram apresentadas
Celebrando os 214 anos de Bagé, o município realizou nessa quinta-feira (17) o 1º Concurso de Bolos, que mobilizou confeiteiros, entidades culturais e comunidade na Casa de Cultura Pedro Wayne. A ação integrou a programação da Semana de Bagé e teve como objetivo valorizar a gastronomia local como parte da identidade cultural do município.
O concurso teve como tema “Bioma Pampa e Patrimônio Histórico” e desafiou os participantes a criarem bolos inspirados em símbolos e paisagens da cidade. Mais de 20 criações foram apresentadas ao público e avaliadas por uma comissão de especialistas, que consideraram critérios como sabor, textura, criatividade e apresentação.
Segundo o secretário de Cultura, Zeca Brito, a iniciativa buscou reconhecer os talentos locais e mostrar o papel da gastronomia na economia criativa de Bagé. Ele destacou que o setor gera muitos empregos e deve ser valorizado como expressão cultural e oportunidade de renda.
O vencedor foi Paulo Sérgio Ferreira Xavier, com o bolo “Canteiro Pampa Sul”. Ele recebeu uma obra da artista Marcela Meirelles e um vale-compras oferecido pela Aciba. O segundo e o terceiro lugares ficaram com Regina de Castro Vasconcelos e Delícias da Pati, respectivamente, premiadas com experiências e hospedagem. O bolo campeão foi destaque no ato do “Parabéns a Bagé”.
A coordenadora do curso de Gastronomia da Urcamp, Fernanda Dall’asta, que integrou o júri, elogiou a proposta do concurso como forma de incentivo à produção artesanal. Ao final, os participantes compartilharam seus bolos com o público. Ou seja, o evento encerrou em clima de celebração e confraternização.
Deixe seu comentário