Conversa
Comunidade é convidada a decidir futuro do Comercial

Divulgação - Atividades faz parte da Semana de Bagé
O município promove, nesta quarta-feira (16), uma roda de conversa para discutir a restauração e futura ocupação do Clube Comercial, um dos prédios mais emblemáticos da cidade. O evento, que ocorre às 14h no Palacete Pedro Osório, integra a programação dos 214 anos do município e é aberto à participação da comunidade.
Segundo o coordenador de Patrimônio da Secretaria de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan), Marlon Lameira, o encontro marca uma nova fase no processo de restauro. Durante a atividade, as arquitetas responsáveis apresentarão um resgate histórico do imóvel e um diagnóstico técnico das principais patologias estruturais.
A proposta é definir, junto à população, o uso futuro do prédio, que deve ser, obrigatoriamente, de natureza cultural, conforme estabelecido em acordo com o Ministério Público. A palavra será aberta a representantes culturais, agentes públicos e demais participantes, com o objetivo de coletar ideias para uma ocupação que respeite a história e a arquitetura do espaço.
Lameira também destacou que, apesar da previsão de emenda parlamentar para melhorias internas, como acessibilidade e rede elétrica, é necessário iniciar a obra pela cobertura, devido às infiltrações. O projeto de restauro já foi aprovado pelo Iphae, e a captação de recursos será buscada por meio de leis de incentivo à cultura.
O prefeito Luiz Fernando Mainardi reforçou a importância de ouvir a comunidade para definir a destinação do imóvel. Para ele, a participação popular é essencial para garantir que o Clube Comercial continue tendo uma função cultural e esteja à altura de sua relevância histórica para Bagé.
Deixe seu comentário