BAGÉ WEATHER

Infraestrutura

Começa recuperação de ruas após tempestades

Divulgação Prefeitura - Trabalho segue durante toda semana

Após a intensa tempestade que atingiu Bagé na sexta-feira (22), a Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra) iniciou nessa segunda-feira (25) os trabalhos de patrolamento nas ruas mais afetadas, em bairros como Ivo Ferronato, Malafaia e Ivone. As ações devem se estender ao longo da semana, aproveitando as boas condições climáticas. 

A forte chuva e ventania também provocaram danos em residências, com 38 atendimentos realizados para colocação de lonas em 18 bairros da cidade. A Defesa Civil e diversas secretarias municipais se mobilizaram para atender a população. 

O secretário Edegar Franco destacou que muitas solicitações de lonas ainda se referem a danos antigos, causados pela queda de granizo em setembro de 2023. Segundo ele, cerca de 70% a 80% das residências afetadas ainda precisavam de ajuda, evidenciando problemas não resolvidos há quase dois anos. "Muitas casas ainda estão com lonas desde àquela época”, afirmou. 

Além da recuperação das vias danificadas, Franco ressaltou a importância de levantar pontos críticos da cidade que historicamente sofrem alagamentos. O objetivo é estabelecer ações de prevenção mais efetivas, reunindo esforços de todas as frentes municipais para reduzir os impactos de novas intempéries. 

"Nossa resposta foi rápida naquela sexta-feira e sábado, graças a uma mobilização feita por diversas frentes do Município. No entanto, isso acaba sendo apenas enxaguar gelo. Precisamos reunir todas as forças municipais para estabelecer uma ação para reduzir cada vez mais esses problemas", ponderou. 

"Além de recuperarmos as vias que foram danificadas com esses mais de 100 milímetros em apenas um dia, começaremos um trabalho de levantamento completo sobre essa situação”, asseverou. 

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Héctor Bastide, a tempestade causou prejuízos em 18 bairros da cidade tiveram residências com prejuízos pela chuva: Morgado Rosa; Estrela D'alva; São Judas; Dois Irmãos; Damé; Ibajé; Tarumã; Centro; Malafaia; São José; São Jorge; União; Arvorezinha; Santa Cecília; Castro Alves; Passo das Pedras; Brum; Camilo Gomes. Foram 107 milímetros de chuva, e equipes das secretarias SDR, Seinfra, Semapa, SSM e do Corpo de Bombeiros atuaram em conjunto para minimizar os danos à população. 


Associação Espiritualista de Umbanda de Bagé vai eleger nova diretoria Anterior

Associação Espiritualista de Umbanda de Bagé vai eleger nova diretoria

Próximo

Ex-prefeito rebate afirmação sobre rejeição de emenda

Deixe seu comentário