BAGÉ WEATHER

Solidariedade

Bageenses falam o que sentem ao doarem sangue

Reprodução FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Vinte e cinco de novembro é o Dia Nacional do Doador de Sangue

O dia 25 de novembro é considerado o Dia Nacional do Doador de Sangue e os hemocentros de todo o país se unem, na última semana do período, com o objetivo de marcar a data.

Conforme informações da assistente social do Hemocentro de Pelotas, Márcia Lages, o Dia do Doador é comemorado no dia 25 de novembro e, alusivo a isso, o espaço está com a Semana do Doador, que vai começou na segunda-feira e termina nesta sexta-feira. A mobilização tem o objetivo de agradecer aos doadores e também captar novos doadores de sangue.

Marcia salientou que o doador pode ter entre 16 a 69 anos. Para os doadores menores de 18 anos, é preciso estarem acompanhados dos pais ou responsáveis. Caso não consigam estar acompanhados dos pais ou responsáveis, eles podem levar um formulário de autorização (que é retirado no Hemopel) com registro em cartório dos pais ou responsável.

A reportagem percorreu as ruas de Bagé para conversar com doadores de sangue e saber o que representa doar para eles.

O advogado Antônio Almeida disse que doar sangue, acima de tudo, é um ato de humanidade. "Onde tu tem a possibilidade de garantir a vida, a melhora ou a cura de alguém. É uma das coisas mais nobres que pode existir. É algo que não muda praticamente nada, porque tu foi, tirou o sangue e o teu próprio organismo está repondo tudo de novo", ponderou.

"O meu sentimento de doador é poder ajudar a levar a vida de volta para alguém", afirmou.

O taxista Sergio Borges disse que sempre foi doador e sempre se sentiu bem em saber que outras pessoas podem ter se salvado com o seu sangue. Borges lembrou que, quando Bagé tinha o banco de sangue, sempre havia pessoa s doando.

Luís Fernando da Rosa disse que sempre que é preciso doar sangue, doa, e que se sente gratificado por poder ajudar quem precisa.

Já o policial militar José Roberto Lopes Garcia comentou que é doador há 40 anos, e que sempre que possível participa das coletas. "Doar sangue, pra mim, é saber que o meu sangue vai, de alguma maneira, ajudar uma ou várias pessoas que estão precisando", afirmou.

Biblioteca pública comemora 90 anos de fundação Anterior

Biblioteca pública comemora 90 anos de fundação

Previsão é de chuva intensa nos próximos dias Próximo

Previsão é de chuva intensa nos próximos dias

Deixe seu comentário