Iniciativa
Bagé cria roteiro turístico histórico e cultural

Vitória Ferreira - Já foi o quarto encontro do grupo engajado
O município de Bagé avança na criação do seu primeiro roteiro turístico, que será composto por sete estabelecimentos e apresentado nos próximos meses.
Na terça-feira (7), a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) se reuniu no Empório Forte Santa Tecla com empresários do setor para discutir a implementação do Roteiro Turístico do Forte de Santa Tecla. Este foi o quarto encontro do grupo, que busca definir a melhor forma de oferecer experiências aos visitantes do Pampa Gaúcho.
O roteiro reunirá atrações como Estância do Forte, Cabanha Costanera, Vinícola Peruzzo, Empório Forte Santa Tecla, Osteria Santa Tecla, Sítio Temático Bíblico Genesareth, Museu Dom Diogo de Souza e Museu da Gravura Brasileira. Isso neste primeiro momento.
Segundo a guia de turismo Silvana Carvalho da Silva, da Setur, o Caminhos do Forte é fundamental para agentes e guias: “Oferece estrutura organizada, planejamento e uma sequência de atrativos que valorizam e facilitam a experiência de quem vem conhecer e revisitar Bagé. Um roteiro bem elaborado ajuda a potencializar o aproveitamento dos pontos turísticos locais, torna a visita mais fluida e interessante, e permite oferecer uma narrativa cultural e histórica integrada, algo essencial ao trabalho”.
Para a secretária de Turismo, Elidiane Lobato, a iniciativa marca um passo importante após o reconhecimento de Bagé como Município Turístico pelo Ministério do Turismo. “Este roteiro integra patrimônio, memória e experiência, valorizando o que é daqui. Com a recente oficialização de Bagé pelo MTur, o desenvolvimento desse roteiro vem ao encontro da diversificação da oferta turística e passa a ser não apenas um atrativo histórico, mas também um eixo importante para a região, estimulando a economia criativa, o empreendedorismo local e com certeza a vinda de mais pessoas ao pampa gaúcho", destacou.
Deixe seu comentário