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São Pedro inicia modelo de ensino em tempo integral

Divulgação Prefeitura - Expectativa é atender 644 estudantes

A Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro, em Bagé, começou nesta semana a implantação do ensino em tempo integral. A iniciativa faz parte de um programa da Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional (Smed), com apoio do Governo Federal, e será implantada em quatro etapas até a segunda quinzena de junho. A expectativa é atender 644 estudantes em turnos manhã e tarde, ampliando o tempo de permanência na escola e o desenvolvimento de competências diversas.  

Neste primeiro momento, a escola está passando por uma fase de adaptação, que inclui a sensibilização da comunidade escolar e o apoio às famílias na reorganização da rotina dos alunos. Paralelamente, a estrutura física da instituição está sendo reformada para acolher os estudantes em tempo integral com mais conforto e segurança. A entrada das turmas será gradual, respeitando o planejamento definido anteriormente.  

Segundo a assessora da Smed, Lilia Masson, o início do turno integral foi possível após a liberação dos recursos necessários, e está sendo conduzido com cuidado para garantir uma transição tranquila. A secretária de Educação, Cáren Castencio, destacou que o programa exige uma estrutura ampla, que vai além das instalações físicas, incluindo também o aumento do número de profissionais para atender à nova demanda.  

O currículo do tempo integral trará, além dos componentes da base nacional comum, atividades complementares como música, educação financeira, artes marciais, expressão corporal, educação ambiental e oficinas de redação. A proposta vai além do reforço escolar, buscando ampliar o repertório dos alunos e desenvolver habilidades socioemocionais e práticas importantes para a formação cidadã.  

O prefeito Luiz Fernando Mainardi enfatizou que a implantação do ensino em tempo integral em Bagé é inspirada em modelos internacionais bem-sucedidos, como os da Finlândia e do Canadá. Ele reforçou o compromisso da gestão com a valorização da educação pública de qualidade, apontando a iniciativa como um passo essencial para preparar melhor as crianças e adolescentes para o futuro.  

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