Documentação
Professores receberão Carteira Nacional a partir de outubro

Freepik - Ideia é valorizar carreira e incentivar permanência
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que a Carteira Nacional de Docente no Brasil (CNDB) começará a ser entregue em outubro, mês em que se celebra o Dia do Professor. A medida foi possível após a aprovação, em regime de urgência, do Projeto de Lei 41/2025 pela Câmara dos Deputados. O texto aguarda sanção presidencial, prevista para o dia 15 de outubro.
O documento terá validade em todo o território nacional e será emitido pelo Ministério da Educação. Além de servir como identificação profissional, a carteira garantirá aos docentes acesso a benefícios, como descontos em eventos culturais, cinemas, teatros e shows.
Entre as vantagens anunciadas, está a possibilidade de obter um cartão de crédito vinculado à Caixa Econômica Federal ou ao Banco do Brasil, sem cobrança de anuidade. Outra parceria firmada prevê desconto exclusivo de 15% nas tarifas de hotéis, em acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional).
Para ter acesso ao documento, o professor deverá se cadastrar no site do programa Mais Professores para o Brasil, utilizando login Gov.br com CPF e senha. As informações serão checadas em bases de dados do governo, como Receita Federal e Censo Escolar. Estados e municípios também serão responsáveis por manter as informações atualizadas.
A iniciativa integra o programa Mais Professores para o Brasil, que busca, conforme a divulgação do governo, valorizar a carreira docente, incentivar a permanência de profissionais na educação básica e oferecer novas formas de reconhecimento ao trabalho dos professores da rede pública e privada em todo o país.
Deixe seu comentário