BAGÉ WEATHER

Agenda

Planetário da Unipampa comemora oito anos

O Planetário da Unipampa, localizado no campus de Bagé, completa oito anos neste sábado, 6 de setembro, e preparou uma programação especial para toda a comunidade. O evento é gratuito e aberto ao público.

As atividades começam às 16h e 17h, com sessões na cúpula apresentando o filme “Ilha de Vida”, indicado para todas as idades. A obra mostra o movimento aparente do Sol, a passagem do tempo, a observação das constelações e uma breve viagem pelos planetas Júpiter e Saturno, antes de retornar à Terra.

Às 18h acontece a tradicional hora do parabéns, seguida, às 18h30min, por uma observação astronômica com telescópio, proporcionando uma experiência única de aproximação com o céu.

A organização pede atenção: as fichas de participação serão entregues 30 minutos antes de cada sessão. E a entrada na cúpula não será permitida após o início das sessões.

"O Planetário convida toda a comunidade a celebrar o aniversário com ciência, astronomia e diversão para toda a família", destacou a organização.

BOX EM DESTAQUE

Lua de Sangue

Neste domingo (7), ocorrerá um eclipse lunar total, visível em grande parte do planeta. Durante o evento, a Lua adquirirá uma coloração avermelhada, fenômeno conhecido como “Lua de Sangue”. Além disso, Saturno estará visível próximo à Lua. Ou seja, um verdadeiro espetáculo!

O eclipse terá uma duração total de três horas, 29 minutos e 24 segundos, com aproximadamente uma hora e 20 minutos de totalidade. Será visível em sua totalidade em regiões da Ásia, leste da África e oeste da Austrália. No entanto, no Brasil, o evento ocorrerá durante o dia, tornando impossível a observação direta.

Apenas uma pequena parte do nordeste brasileiro poderá perceber a fase penumbral, caracterizada por um escurecimento sutil da Lua.

Durante o eclipse, Saturno aparecerá como uma “estrela” amarelada próxima à Lua. Esse alinhamento é conhecido como conjunção, e ocorrerá às 17h20min de segunda-feira (8). Mas vale mencionar que, na noite anterior, os dois corpos celestes já estarão próximos.

Para os observadores no Brasil, a melhor oportunidade de apreciar o fenômeno será por meio de transmissões ao vivo, a partir das 14h.

Eclipses lunares totais são eventos relativamente raros e oferecem uma oportunidade única para observação e estudo. Embora o Brasil não possa observar este evento específico, a transmissão ao vivo permitirá que todos acompanhem esse fenômeno celestial impressionante.


Anterior

Planetário da Unipampa comemora oito anos

Próximo

Senac promove 19ª Feira de Oportunidades

Deixe seu comentário