Expointer
Escolas apresentam soluções sustentáveis para o campo

Cainan Silva - Participaram da mostra escolas agrícolas e instituições técnicas de diferentes regiões
A Secretaria da Educação do Estado promoveu na Expointer 2025 a Mostra de Trabalhos das escolas do campo e técnicas. Ao todo, 16 projetos foram apresentados, com propostas ligadas à reciclagem, sustentabilidade, qualidade do solo e preservação dos rios.
A iniciativa destacou como a educação pode contribuir de forma prática para enfrentar os desafios do meio rural.
A secretária-adjunta da Seduc, Stefanie Eskereski, e o superintendente de Educação Profissional, Tomás Collier, acompanharam as apresentações, e ressaltaram a importância da participação das escolas no maior evento agropecuário da América Latina.
Para eles, a presença dos estudantes no espaço é uma oportunidade de mostrar inovação e reforçar a força da educação profissional voltada ao campo.
Entre os trabalhos expostos, ganhou destaque o projeto “Raízes da Água: Fluir e Cultivar”, das alunas Gabriela Schardong e Laura Zavislak. Criada como resposta à estiagem que afeta a região, a iniciativa propõe soluções de baixo custo, como poços artesianos, aquedutos de bambu, composteiras e reflorestamento para preservar nascentes e garantir abastecimento hídrico.
A programação incluiu também debates sobre a permanência da juventude no campo, inovação tecnológica e sucessão familiar, com destaque para o painel “Juventudes que Sustentam o Campo: Educação, Inovação e Futuro para o RS”. Além disso, o público participou de atividades culturais, como o bate-papo Giro Cultural com o grupo Freio de Ouro, e rodas de conversa sobre sustentabilidade.
Deixe seu comentário