Nas escolas
Bagé tem Semana de Conscientização pela Luta da Pessoa com Deficiência

Divulgação Smed - Atividades envolvem estudantes, professores e familiares
A Secretaria de Educação e Formação Profissional (Smed) promove uma programação especial alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A agenda inclui palestras, oficinas e atividades que envolvem estudantes, professores e familiares.
A secretária da pasta, Cáren Castencio, destacou a importância da iniciativa ao mencionar que acredita profundamente que a educação é o caminho para derrubar barreiras e construir uma sociedade mais inclusiva, justa e solidária.
Ela sustentou que que as atividades realizadas nesta semana refletem a preocupação da rede em oferecer condições reais de desenvolvimento, "porque a educação tem esse poder transformador e essa transformação acontece nas ações diárias, dentro e fora da escola”.
As atividades acontecem em diferentes escolas municipais e também em espaços descentralizados, para envolver a comunidade. Na segunda-feira (22), a oficina de Libras foi destaque, reunindo alunos do 1º ano da EMEF Dr. Antenor Gonçalves Pereira e da EMEI Marianinha Lopes. Já na terça-feira (23), a programação incluiu palestras e ações voltadas às famílias, entre elas uma sessão de maquiagem e fotos com mães atípicas.
Nesta quarta-feira (24), serão realizadas palestras e rodas de conversa em diversas escolas da rede, incluindo as EMEFs José Otávio Gonçalves, Santos Dumont, General Mallet, São Pedro, Mascarenhas de Moraes, Darcy Azambuja e Téo Obino, além das EMEIs Professor Análio e Marianinha Lopes.
Encerrando a semana, na quinta-feira (25), será realizado o Fórum Municipal alusivo ao Dia Nacional do Surdo, na EMEF Fundação Bidart, escola polo de surdos no município. A programação contará com a palestra “A importância do trabalho colaborativo e do conhecimento da Libras dentro do nosso espaço escolar”, ministrada por Keli Krause, seguida de uma oficina com Adriana Martins, na AABB.
Deixe seu comentário