Homem não resiste e morre após ser baleado no bairro Getúlio Vargas
Gurias na Computação
Grupo da Unipampa recebe prêmio no Congresso Brasileiro de Computação
Divulgação/Unipampa imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O projeto é do campus Alegrete
Durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), realizado entre 21 e 25 de julho em Brasília, o projeto Gurias na Computação foi agraciado com o prêmio "Projeto Parceiro Destaque Região Sul". Este reconhecimento destaca a importância do projeto, que faz parte do programa de extensão Programa C, desenvolvido pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), no Campus Alegrete. O Gurias na Computação é também um projeto parceiro do Programa Meninas Digitais (PMD), promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com o objetivo de promover e fortalecer a presença feminina na área da Computação.
O projeto teve início em 2015, com um fórum realizado pelo GEInfoEdu – Grupo de Estudos em Informática na Educação – que buscava entender a questão de gênero na Computação e explorar como docentes e discentes do Campus Alegrete poderiam contribuir. Com base nas necessidades e sugestões de alunas, outros projetos e membros da comunidade, o Gurias na Computação foi estruturado como uma ação de extensão universitária.
Ao longo de quase uma década, o projeto tem promovido várias atividades para estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software do Campus Alegrete, ex-alunos, escolas de educação básica e mulheres da comunidade. Também foram estabelecidas parcerias com iniciativas como Meninas na Computação (UNIFAP), Projeto Enigma (UFRGS) e Meninas High-Tech (IFRS). A equipe do projeto tem participado regularmente do WIT – Women in Information Technology, um evento integrado ao CSBC, para compartilhar experiências e reflexões.
Entre os destacados colaboradores do projeto está Isadora Ferrão, egressa do curso de Ciência da Computação, que ajudou a organizar o I Fórum Gurias na Computação em 2015 junto com a professora Amanda Meincke Melo. A professora Aline Vieira de Mello acolheu o projeto como uma ação do programa de extensão Programa C, coordenando-o com a professora Amanda. Durante o tempo, outras professoras também contribuíram, como Letícia Gindri, que assumiu a coordenação durante a pandemia, e Alice Finger, que tem contribuído de forma contínua. Atualmente, a professora Ildevana Poltronieri Rodrigues coordena o projeto, com a professora Raquel Pilatt envolvida em ações de divulgação da Computação em escolas públicas. A participação de Márcia Cera (in memorian) e Andreia Bordin, atualmente na UFSC, também é significativa.
A professora Amanda Meincke Melo recorda a colaboração da professora Ana Lúcia Vargas, que ofereceu uma palestra sobre feminismo, fundamental para a equipe entender a contribuição do projeto para a promoção da igualdade de gênero. No último CSBC, a professora Aline Vieira de Mello apresentou as ações do Gurias na Computação online, devido aos eventos climáticos que afetaram o Rio Grande do Sul, facilitando a participação dos pesquisadores do estado.
Deixe seu comentário