BAGÉ WEATHER

Impasse

Farsul propõe medidas para destravar crédito

Paulo Rossi imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Possível prorrogação de dívidas traz novo desafio

A confirmação, pelo Governo Federal, da possibilidade de prorrogação das dívidas dos produtores rurais trouxe um novo desafio: garantir os recursos financeiros necessários para viabilizar a medida de forma ampla. A Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) alerta que, sem dinheiro disponível nas instituições financeiras, a prorrogação se torna impraticável na ponta, onde o produtor precisa do crédito.  

A instituição lembrou que, hoje, muitos bancos não operam diretamente com crédito rural. Em vez disso, utilizam o Depósito Interfinanceiro Vinculado ao Crédito Rural (DIR), repassando os valores com lucro garantido e sem riscos. E sustentou que isso penaliza os bancos que realmente concedem crédito aos produtores, já que operam com margens nulas ou negativas. Assim, mencionou, como resultado, essas instituições tornam-se mais seletivas e avessas ao risco, restringindo o acesso ao crédito especialmente para produtores pequenos ou de regiões menos assistidas.  

O economista-chefe da Farsul, Antonio da Luz, destacou que a ausência de recursos disponíveis nos bancos com carteiras mais expostas impede a efetivação das prorrogações. Mesmo com a decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN), se os recursos estiverem concentrados em agentes que não têm vínculo com os produtores endividados, as medidas não surtem efeito.  

Para resolver o problema, a Farsul protocolou um pedido ao CMN para zerar a taxa de intermediação aplicada ao DIR. A proposta busca eliminar o ganho indevido de bancos que apenas repassam os recursos, liberando mais dinheiro para as instituições que de fato operam na ponta e lidam diretamente com os produtores rurais.  

Segundo Luz, a adoção da medida pode ampliar em até 20% a capacidade das instituições de realizar prorrogações sem alterar os juros contratados. Ele enfatizou que a solução não está apenas em novas autorizações legais, mas na efetiva circulação dos recursos nos lugares certos. A proposta da Farsul busca justamente “desempoçar” o crédito, assegurando que chegue a quem realmente precisa. 

Farsul propõe medidas para destravar crédito Anterior

Farsul propõe medidas para destravar crédito

Colheita do Arroz no RS atinge 85,7% da área Próximo

Colheita do Arroz no RS atinge 85,7% da área

Deixe seu comentário