BAGÉ WEATHER

Terra Forte

Emater promove reunião sobre programa estadual de recuperação de solos

Reprodução Apatur - Encontro será no auditório do palacete Pedro Osório

O Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Bagé realizará, no dia 25 de julho, uma reunião para apresentação do Programa Operação Terra Forte — considerada a maior iniciativa de recuperação de solos já proposta pelo Governo do Estado. O encontro será realizado a partir das 8h30min, no auditório do Palacete Pedro Osório (Tupy Silveira, 1436), com foco na mobilização de agricultores e pecuaristas familiares do município.  

Com investimento previsto de R$ 903 milhões, o programa busca promover a recuperação socioprodutiva, ambiental e de resiliência climática da agricultura familiar gaúcha. A estimativa é beneficiar diretamente 15 mil famílias e alcançar até 100 mil unidades produtivas em todo o Rio Grande do Sul. Em Bagé, 27 famílias serão selecionadas para receber apoio técnico e financeiro destinado à recuperação do solo, qualificação da produção e melhoria das condições ambientais e sociais das propriedades.  

Um dos principais benefícios do Terra Forte é a concessão de auxílio financeiro de até R\$ 30 mil por família, em parcela única, via Cartão Cidadão. Os recursos devem ser utilizados conforme plano de ação elaborado pela Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters). As propriedades contempladas também se tornarão unidades de referência, contribuindo com a difusão de tecnologias e boas práticas por meio de dias de campo, visitas técnicas e atividades de capacitação.  

Durante a reunião, a equipe da Emater de Bagé explicará as etapas do processo de seleção e esclarecerá os critérios de participação. Poderão se inscrever agricultores e pecuaristas familiares que apresentem documento de identificação e tenham CAF ativo, DAP ativa ou Declaração de Produção Familiar (DPF) assinada. O período de inscrições será divulgado nos próximos dias.  

Para estar apto à seleção, o interessado deverá assumir compromissos como adotar as práticas de manejo previstas no Plano Individual de Adequação da Unidade Produtiva (PIAI), permitir ações de difusão tecnológica em sua propriedade, participar das formações oferecidas e contar com recursos próprios para despesas não cobertas pelo Cartão Cidadão, como análises de solo. A participação na reunião é indispensável para quem deseja aderir ao programa. A expectativa da Emater é reunir um número expressivo de produtores rurais engajados com a proposta. 


Emater promove reunião sobre programa estadual de recuperação de solos Anterior

Emater promove reunião sobre programa estadual de recuperação de solos

Preço do ovo e do café recua; arroz e feijão atingem menor valor em 12 meses Próximo

Preço do ovo e do café recua; arroz e feijão atingem menor valor em 12 meses

Deixe seu comentário