Literatura
A morte que ensina a viver

Kleber Alepereira/Divulgação FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Fábio de Melo faz homenagem aqueles que cuidam dos outros
Uma despedida entre uma paciente e sua cuidadora é o tema central do livro "A hora da essência". Escrita pelo padre Fábio de Melo durante a pandemia, a obra lançada pela Editora Planeta é, de certa forma, uma homenagem a todos aqueles que se dedicam ao outro, a cuidar dos enfermos em tempos de tantas perdas.
A partir desta lição sobre a vida e a morte, o padre reflete também sobre a importância de reconciliar-se com si mesmo e perceber que a essência da vida está nas pequenas coisas do dia a dia.
Analisar a vida, a partir da perspectiva da morte, é o tema central do livro. As reflexões surgem por meio da comovente história de uma paciente com câncer, Sofia, e suas conversas com uma das enfermeiras, Ana. Mesmo de férias, Ana decide cuidar da recém-chegada ao hospital para tratamento, com um fim anunciado pelo diagnóstico médico. A partir deste encontro, entre sorrisos e lágrimas, uma nova perspectiva se apresenta para a paciente.
A partir da percepção de Sofia sobre seu estado de saúde, a relação com a enfermeira e os diálogos entre as protagonistas, a narrativa aprofunda questões que antecedem a doença. Ao longo do livro, a paciente-narradora resgata também as dolorosas recordações sobre as escolhas feitas, principalmente em torno do filho e o abandono do ex-marido.
A hora da essência é prefaciada pela médica e também escritora Ana Cláudia Quintana Arantes, a quem o padre dedica a obra. Autora do best-seller "A morte é um dia que vale a pena viver", Ana afirma que, diante da morte, não é possível viver a partir de teorias. "A verdade não é uma teoria, é uma experiência". Tanto é que Sofia, antes de morrer, toma atitudes para recuperar o que havia deixado para trás.
Ficha técnica
Título: A hora da essência
Autor: Padre Fábio de Melo
Editora: Planeta
Páginas: 264 páginas
Formato: 16x23 brochura
Preço de capa: R$ 54,90
Deixe seu comentário