Agenda
Semana do Patrimônio tem programação intensa até domingo
Niela Bittencourt/FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Mostra está disponível na Casa de Cultura Pedro Wayne
A Semana do Patrimônio 2024 começou com a exposição "Caminhos e Histórias" na Casa de Cultura Pedro Wayne, e promete uma programação intensa até domingo, com diversas atividades voltadas para a valorização do patrimônio cultural de Bagé.
Nesta quarta-feira, 21/8, as atividades iniciam às 19h, com a palestra sobre Preservação e Cidadania, organizada pelo ECOARTE e com a participação de Francisco Botelho. Logo em seguida, a temática é Museus e Educação, com Maria Luiza Pegas.
Às 19h30min, o engenheiro civil Rafael Hendler falará sobre os desafios na construção do espaço Panela do Candal. Às 20h, a arquiteta Simone Neutzling compartilhará suas vivências e práticas no patrimônio cultural, seguida pela participação da Secretaria de Turismo e do Conselho de Turismo em uma discussão sobre Turismo no Centro Histórico, às 20h30min.
A noite termina com dois momentos: às 21h, a professora Clarisse Ismério abordará o tema Arte e Patrimônio Cemiterial, e às 21h15min, a arquiteta Vanessa Martins falará sobre planos cromáticos e prospecção.
Na quinta-feira, 22, às 9h, tem a roda de conversa Raízes de Bagé, na Casa de Cultura, e, partir das 14h, visita guiada ao Forte de Santa tecla. As atividades continuam às 19h com a professora Magali Collares e a arquiteta Maria de Fátima Barbosa, que apresentarão a palestra Inventário Arquitetônico da Cidade de Bagé. Em seguida, às 19h30min, o arquiteto Sérgio Magalhães abordará a percepção e sustentabilidade do Centro Histórico.
Às 20h30min, o professor Cristiano Ferreira conduzirá uma palestra e oficina sobre prototipagem. A noite encerra com a participação da professora Célia Gonsales (UFPEL) às 21h15min, que falará sobre patrimônio ferroviário, edificado, industrial, ambiental e os conflitos em Bagé.
Final de semana
Na sexta-feira, 23/8, a programação começa às 19h com o arquiteto Lucas Volpatto, que discutirá como ressignificar o passado com a arquitetura. Logo após, às 19h30min, os engenheiros civis Rafael Delabary e Bruno Xavier abordarão a conservação e manutenção predial na Igreja Auxiliadora. Às 20h, os arquitetos de Belo Horizonte falarão sobre intervenção no patrimônio. O dia encerra com o professor Sandro Martinez, que apresentará o relatório de preservação do patrimônio elaborado pelo COMPHAB.
No sábado, 24/8, haverá uma oficina de desenho com a EEEF Monsenhor Constabile Hipólito na Praça Carlos Telles, das 8h às 14h, e a atividade Conhecendo Bagé Através da Arte no mesmo local, das 8h às 10h. Além disso, às 8h, acontecerá uma palestra sobre Patrimônio Militar em Bagé na EMCM São Pedro. A Semana do Patrimônio 2024 encerra no domingo, 25, com um City Tour Patrimonial, que terá início às 14h no Palacete Pedro Osório, seguido da Festa do Folclore no Centro Histórico Vila de Santa Thereza, também às 14h.
Deixe seu comentário