Simpósio da Soja debate inovação e sustentabilidade para o Pampa gaúcho
Estado
Projeto de construção de escolas do governo será adotado pelo Ministério da Educação

João Pedro Rodrigues - É a primeira vez que um projeto gaúcho passa a integrar o acervo do FNDE
A autorização de e uso do projeto Escola+ ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão vinculado ao Ministério da Educação, foi autorizada pelo governo do Rio Grande do Sul nessa quinta-feira, dia 7. O modelo desenvolvido pela Secretaria de Obras Públicas (SOP) passa a integrar o acervo do FNDE, ampliando as possibilidades de adoção de soluções modernas em todo o país.
Fica definido que qualquer Estado e município pode construir uma escola conforme os parâmetros e conceitos elaborados pelo corpo técnico da SOP.
O ato, realizado no Palácio Piratini, contou com a presença do governador Eduardo Leite (PSD), da secretária de Obras Públicas, Izabel Matte, da secretária da Educação, Raquel Teixeira, da chefe de Gabinete do FNDE, Juliana Miguel, e da assessora Geziene Albernaz.
O projeto
O Escola+ reúne soluções arquitetônicas e técnicas adaptadas às condições climáticas, sociais e territoriais do Estado. Com foco em inovação, sustentabilidade e flexibilidade, o projeto utiliza construção modular e padronizada, ou seja, os módulos que compõem uma escola são fabricados fora do canteiro de obras e montados no local de implantação. Essa metodologia reduz prazos, minimiza resíduos, diminui os impactos ambientais e possibilita adaptações conforme as características do terreno, sem comprometer a eficiência da execução.
Durante o desenvolvimento do projeto, os técnicos da SOP aplicaram a metodologia BIM (Building Information Modeling), que permite a criação de modelos digitais colaborativos, otimizando o planejamento, a execução e a gestão das obras.
Os ambientes escolares projetados priorizam conforto, estética e funcionalidade, proporcionando espaços mais acolhedores e estimulantes para a comunidade escolar. A organização do espaço foi feita de maneira a facilitar a percepção visual e a orientação dos usuários de forma intuitiva. O aluno não se perde no ambiente porque há uma abrangência visual ampla.
Deixe seu comentário