BAGÉ WEATHER

Congresso

Oposição pede anistia a 8/1 e impeachment de Moraes

José Cruz - Líder do PL, Sóstenes Cavalcante (PL/RJ), disse que o grupo estava "se apresentando para a guerra"

Após a decretação da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, ocorrida na segunda-feira, dia 4, a oposição ocupou as mesas diretoras dos plenários do Congresso Nacional nessa terça-feira, dia 5.  

Os senadores e deputados prometeram permanecer nos locais até que os presidentes das casas legislativas cancelem a sessão prevista ou aceitem pautar a anistia geral e irrestrita para os condenados por tentativa de golpe de Estado. Eles também reivindicam que seja pautado o pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. 

O filho de Bolsonaro, senador Flávio Bolsonaro (PL/SP), disse que as medidas exigidas pela oposição visam pacificar o Brasil. Ele ainda afirmou que Moraes não tem nenhuma capacidade de representar o STF. A oposição exige ainda a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para o fim do foro privilegiado. Dessa forma, o ex-presidente não seria mais julgado pelo Supremo, mas pela primeira instância. 

O vice-presidente da Câmara, deputado Altineu Côrtes (PL/RJ), disse que irá pautar o projeto da anistia caso o presidente da Casa, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), se ausente do país - dessa forma, Côrtes assume a presidência. 

A oposição espera barrar o processo no STF por tentativa de golpe de Estado, que alega ser uma perseguição política. Além desse processo, o ex-presidente Jair Bolsonaro é investigado no inquérito que apura a atuação dele e do filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL/SP), junto ao governo dos EUA, para promover medidas de retaliação aos ministros do STF em razão do julgamento sobre a trama golpista.   

A denúncia diz que Bolsonaro pressionou os comandantes militares para suspender o processo eleitoral em que perdeu para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A polícia ainda apreendeu planos para assassinar e prender autoridades públicas. Bolsonaro nega as acusações. 

Oposição pede anistia a 8/1 e impeachment de Moraes Anterior

Oposição pede anistia a 8/1 e impeachment de Moraes

Eduardo Leite se manifesta sobre prisão domiciliar de Bolsonaro Próximo

Eduardo Leite se manifesta sobre prisão domiciliar de Bolsonaro

Deixe seu comentário