BAGÉ WEATHER

Internacional

Governo quer repatriar brasileiros que estão no Irã

Marcelo Camargo -

Com o aumento das tensões no conflito entre Israel e Irã, o governo tem intensificado os esforços para garantir a segurança dos cidadãos brasileiros que estão nas áreas de conflito. Na semana passada, a Embaixada do Brasil em Tel Aviv começou a registrar os brasileiros interessados em deixar o território israelense. 

Em nota, o Palácio do Itamaraty, expressou preocupação com os ataques militares, condenando com veemência as ações armadas tanto de Israel quanto dos Estados Unidos contra instalações nucleares iranianas. Para o governo brasileiro, os ataques são um flagrante transgressão da Carta das Nações Unidas e das normas da Agência Internacional de Energia Atômica. 

Além disso, a nota alertou para riscos de contaminação radioativa e desastres ambientais de larga escala. Apesar do posicionamento, não houve nenhum comunicado oficial para o resgate dos cidadãos brasileiros na região dos confrontos. 

Em Tel Aviv, a embaixada brasileira divulgou alerta consular orientando que todos os brasileiros interessados em sair do país preencham um formulário individual. Entretanto, ainda não há um plano de repatriação. Para que a Força Aérea Brasileira (FAB) possa agir, é necessária uma solicitação formal do Ministério das Relações Exteriores, conforme explicou a Aeronáutica em resposta a um ofício do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado. 

Trad afirmou que continua em diálogo com a FAB e o Itamaraty. “Essa sinalização é uma demonstração de que estamos prontos para agir. Nosso foco é garantir que todos os brasileiros voltem para casa em segurança", afirmou. 

Acordo entre Brasil e Uruguai garante água encanada para comunidade da Serrilhada Anterior

Acordo entre Brasil e Uruguai garante água encanada para comunidade da Serrilhada

Deputado propõe horário diferenciado para alunos com deficiência Próximo

Deputado propõe horário diferenciado para alunos com deficiência

Deixe seu comentário