BAGÉ WEATHER

BRASÍLIA

Câmara aprova projeto que amplia número de deputados federais

Vinicius Loures - Número de representantes do Rio Grande do Sul continuará sendo 31

Foi aprovado pelo plenário da Câmara dos Deputados o projeto de lei complementar (PLP), nessa terça-feira, dia 6. O PLP aumenta de 513 para 531 o número de vagas na Casa em razão do crescimento populacional. O texto mantém o tamanho das bancadas que perderiam representantes segundo o Censo de 2022. A mudança será a partir da legislatura de 2027. 

O projeto altera a Lei Complementar nº 78 de 1993, que dispõe sobre a fixação do número de deputados. A proposta é estabelecer o número de 531 deputados a partir de 2026. Atualmente, a Câmara tem 513 deputados.  

De acordo com o parecer, a base para a distribuição das vagas serão os dados oficiais do censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com submissão dos dados ao Tribunal de Contas da União (TCU). 

ORIGEM 

A necessidade de rever a distribuição de cadeiras surgiu após decisão, em agosto de 2023, do Supremo Tribunal Federal, ao acatar ação do governo do Pará que apontou omissão do Legislativo em atualizar o número de deputados de acordo com a mudança populacional, como previsto na Constituição.  

O STF, então, estabeleceu um prazo de até 30 de junho deste ano para que o Congresso dê uma solução à questão. 

Caso a determinação não seja cumprida, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderá fixar o novo número de deputados federais e estaduais de cada Estado, além dos deputados do Distrito Federal, para a legislatura que se iniciará em 2027. 

ORÇAMENTO 

A criação de novas cadeiras implicará impacto orçamentário de R$ 64,8 milhões ao ano, segundo informações da Diretoria-Geral da Câmara, a ser absorvido pelas previsões orçamentárias de 2027, quando começa a próxima legislatura com a nova quantidade.  

Outro impacto que deverá ser alocado é o de emendas parlamentares que os novos representantes passarão a ter direito de indicar no âmbito do Orçamento da União. 

O texto agora segue para aprovação do Senado Federal.

PDT deixa base do governo na Câmara dos Deputados Anterior

PDT deixa base do governo na Câmara dos Deputados

Proposta quer transporte gratuito a beneficiários do BPC para perícia fora de Bagé Próximo

Proposta quer transporte gratuito a beneficiários do BPC para perícia fora de Bagé

Deixe seu comentário