ABHB amplia participação com aumento de animais Hereford e Braford
Câmara
Aprovada Política Municipal de Fomento ao Enogastroolivoturismo

Divulgação - Para a vereadora, Bagé deu um passo importante para o fortalecimento do turismo e da economia criativa na região
Foi aprovada na sessão extraordinária desta quinta-feira, dia 14, a lei que institui a Política Municipal de Fomento ao Enogastroolivoturismo em Bagé. A medida coloca o município na vanguarda do turismo de experiência ao integrar, de forma estratégica, vitivinicultura, olivicultura e gastronomia regional, fortalecendo produção, serviços, comércio e a identidade territorial. O projeto é de autoria de Andrea Gallina (PP).
“É um projeto que olha para o que Bagé tem de melhor e transforma em oportunidade: emprego, renda, qualificação e visibilidade para toda a região da Campanha”, destacou a vereadora Andrea Gallina.
A lei reconhece oficialmente o município como berço do termo, cunhado na cidade em 2021, e consolida a integração entre vitivinicultura, olivicultura e gastronomia regional.
A iniciativa foi criada a partir da vocação já existente de Bagé, que se destaca nacionalmente na produção de vinhos finos e azeites extravirgens, além de queijos autorais, cervejas artesanais, geleias, doces e outros produtos que carregam identidade e sabor local. A nova política estabelece diretrizes para planejar ações, criar roteiros integrados, promover eventos, qualificar profissionais e valorizar empreendimentos que expressem a cultura alimentar e o “terroir” da Campanha Gaúcha.
Se espera que, com o fomento, haja a ampliação da geração de empregos, aumento da renda de produtores e empreendedores, estímulo do turismo de experiência e fortalecimento da imagem de Bagé como destino de excelência.
Deixe seu comentário