RS bate recorde de inscritos no exame para pessoas privadas de liberdade
Inclusão
Ana Paula discute programas nacionais e ações locais no Caminho da Luz

Divulgação - A presidente Nicole Lemos diz que começou uma nova etapa para o Caminho da Luz
A vereadora Ana Paula Moreira (PT), visitou o Caminho da Luz nessa sexta-feira, dia 18, para tratar de temas referentes às suas agendas em Brasília. Durante a visita, foram tratados temas como a Rota Inclusiva além de discussões sobre programas nacionais que a instituição pode ser contemplada.
Ana Paula informou que a instituição está cadastrada, credenciada e apta a buscar habilitação para programas do Ministério da Saúde, além de garantir que o prefeito Luiz Fernando Mainardi (PT), será o primeiro gestor do Poder Executivo da região a apoiar essa habilitação, além de auxiliar na busca de apoio dos demais prefeitos.
A Rota Inclusiva, que é uma proposta que visa à implementação de um trajeto voltado a pessoas com deficiência entre o Caminho da Luz e a APAE, pela Rua Irmã Estefânia, no Bairro São João, também foi tema. O projeto está sendo finalizado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Urcamp. O Caminho da Luz deverá sediar um encontro envolvendo a Prefeitura, a Urcamp e a comunidade para a apresentação oficial da proposta.
A vereadora também relatou sobre o processo do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) da entidade, que está em análise junto ao Ministério do Desenvolvimento Social. A certificação é concedida pelo Governo Federal a organizações sem fins lucrativos que atuam nas áreas de assistência social, educação ou saúde, comprovando que elas são entidades beneficentes.
Ana Paula também solicitou apoio da Instituição no Projeto Bancos Vermelhos, o qual o Caminho da Luz aceitou em participar da campanha, pintando um banco. A ideia central do projeto é criar pontos de reflexão em locais de grande circulação de pessoas, onde os bancos vermelhos trazem mensagens informativas sobre a violência contra a mulher e contatos de serviços de apoio, como o Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher).
O encontro entre o Conselho de Administração do Caminho da Luz e a vereadora também serviu para a discussão do Programa TEAtivo, da Secretaria Nacional do Paradesporto. A proposta é criar um núcleo-piloto referência no atendimento a pessoas com autismo, garantindo a elas ambientes propícios a práticas esportivas, psicomotoras e de lazer.
O fato de o Caminho da Luz ser referência por conta do programa TEAcolhe, do Governo do Estado, abre portas para que a instituição propicie práticas esportivas, de atividade física e de lazer especializadas para a efetivação dos direitos e da construção da cidadania das Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo.
A parlamentar e sua intérprete Renata de Melo Machado foram recepcionadas pela presidente Nicole Lemos, pela vice-presidente Marília Scardoelli dos Santos, pela 1ª secretária, Ana Cristina Freire, pela 2ª secretária, Maximira Viana, pelo 1º tesoureiro (José Artur Martins Maruri dos Santos) e pelas coordenadoras da Área Espiritual Marlize Frantz e Eva Tanhot.
Deixe seu comentário