BAGÉ WEATHER

Novos leilões

Mainardi debate expansão de energias renováveis na região com MME

Ilustração Pexels imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Reunião focou em projetos de energia renováveis, como a eólica, na regiao da campanha e fronteira oeste

Na manhã de ontem, 8/8, uma reunião entre o Ministério de Minas e Energia (MME), o Sindienergia-RS e a Frente Parlamentar Pró-Energias Renováveis da Assembleia Legislativa gaúcha debateu a ampliação das energias renováveis no RS e o potencial da metade sul, especialmente nas regiões da Campanha e da Fronteira Oeste – onde já há iniciativas e projetos em andamento. 

Na ocasião, a Frente Parlamentar foi representada pelo deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT). o MME foi representado pelo secretário nacional de Transição Energética e Planejamento, Thiago Vasconcellos Barral Ferreira e, o Sindienergia-RS por Guilherme Sari, Daniela Cardeal, Thais Ingride de Souza Araújo e Guilherme Zanetti Rosa 

A viabilidade e a competitividade desses investimentos dependem de vários fatores, incluindo as linhas de transmissão. O secretário Thiago Vasconcellos Barral Ferreira informou que novos leilões federais de linhas de transmissão, lançados pelo MME, serão realizados este ano, com a previsão de contratos até 2027. O secretário também se colocou à disposição para acompanhar permanentemente os investimentos no RS, o leilão e a integração dessa energia. Citou também os esforços para que os lotes sejam atrativos e tenham incentivos de fronteira. 

"Temos tudo que precisamos. Temos vento, temos projetos e temos empreendedores”, afirmou Mainardi. “Esses projetos estão localizados principalmente na metade sul do estado, uma região com características semelhantes às do Nordeste, mas que enfrenta desafios socioeconômicos significativos. É urgente encontrarmos um caminho que garanta a inclusão do Rio Grande do Sul neste nos próximos leilões", disse o deputado, que vem ressaltando a posição estratégica de Bagé para receber investimentos nessa área. 

Próximo Leilão 

O Leilão nº 02/2024 está agendado para o dia 27 de setembro e a previsão é que receba investimentos no valor de R$ 4,1 bilhões, abrangendo não somente o Rio Grande do Sul, mas também Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. Este leilão contemplará a construção de 848 km de novas linhas de transmissão, além do aumento de 1.750 MVA na capacidade de transformação, com potencial de gerar 10,8 mil novos empregos 

Para os próximos dois anos, estão previstos mais quatro leilões, a serem realizados em março e setembro de cada ano. Os leilões de expansão das linhas de transmissão são essenciais para a viabilização de mais parques de energia eólica nas regiões da Campanha e Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, garantindo a infraestrutura necessária para conectar a energia gerada aos centros de consumo. 

Em abril, Mainardi realizou uma viagem pró-renováveis a Pamplona, onde visitou a Nordex/Acciona, grupo global espanhol de energia renovável. A jornada incluiu uma visita à fábrica de naceles e reuniões com engenheiros e a especialista em hidrogênio verde, Carolina Marques. A viagem destacou o potencial da região de Bagé para se tornar um centro estratégico de energia limpa no Rio Grande do Sul. A localização é um dos pontos fortes, integrando a região da Campanha, Fronteira Oeste e Sul do estado. 


Protocolado pedido de registro de candidatura de Roberta Mércio Anterior

Protocolado pedido de registro de candidatura de Roberta Mércio

Aceguá terá somente dois candidatos a prefeito Próximo

Aceguá terá somente dois candidatos a prefeito

Deixe seu comentário