RS bate recorde de inscritos no exame para pessoas privadas de liberdade
Encceja PPL
RS bate recorde de inscritos no exame para pessoas privadas de liberdade

O sistema prisional do Rio Grande do Sul registrou um recorde no número de inscritos para o Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) em 2025. Com 10.585 inscritos, o Estado teve um aumento de 26% em relação ao ano anterior, desde a criação do exame em 2002.
O Encceja PPL oferece a oportunidade para que detentos obtenham a certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio, avaliando conhecimentos adquiridos dentro e fora da escola. A certificação é emitida pela Secretaria da Educação (Seduc) e pode contribuir para a redução da pena conforme a carga horária estudada.
As inscrições para o exame foram feitas por servidores e responsáveis pedagógicos das unidades prisionais e encerraram-se no dia 11 de julho. As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de setembro em 105 estabelecimentos penais do Rio Grande do Sul, organizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O exame inclui quatro provas objetivas por nível de ensino, cada uma com 30 questões de múltipla escolha nas áreas de ciências da natureza, matemática, linguagens e códigos, e ciências humanas, além de uma redação. A estrutura visa avaliar as competências e habilidades dos participantes de forma ampla.
Deixe seu comentário