Região
Operação Campo Verde prende quatro homens por abigeato

Polícia Civil - Criminosos possuíam abatedouro clandestino
Na manhã de sexta-feira, 22, a 1ª Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (DECRAB) de Bagé deflagrou a Operação Campo Verde em Dom Pedrito. A ação, coordenada pelo delegado Guilherme Fagundes Nunes, contou com apoio das DECRABs de Alegrete e Camaquã, da Operação Protetor de Divisas e Fronteiras (base Aceguá), da Brigada Militar, da 9ª Região Policial e de fiscais da Secretaria de Agricultura (SEAPI). Quatro homens foram presos e houve a apreensão de 95 bovinos, 45 ovinos, cerca de 300 quilos de carne, uma arma, munições e 120 gramas de maconha.
As investigações, iniciadas em novembro de 2024, identificaram um grupo criminoso responsável por diversos furtos de gado na região, tanto de animais vivos quanto na modalidade de “carneada”. O esquema era liderado por dois irmãos, produtores rurais de Dom Pedrito, que possuíam registros formais de estoques na SEAPI. Os suspeitos operavam abatedouros clandestinos e revendiam a carne para estabelecimentos regulares da cidade e arredores.
De acordo com o delegado Guilherme, o grupo funcionava como uma verdadeira “empresa criminosa do abigeato”, com pelo menos oito pessoas envolvidas. Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e nove de busca e apreensão em residências, comércios e propriedades rurais.
Três dos presos foram localizados na zona rural e um em um comércio da cidade, onde havia 100 quilos de carne de origem ilegal. Em duas propriedades, os policiais encontraram abatedouros clandestinos com freezers cheios de carne, couros de animais abatidos e equipamentos usados nas atividades ilícitas. A operação gerou um prejuízo superior a R$ 500 mil ao crime e as apurações continuam.
Deixe seu comentário