BAGÉ WEATHER

Destaque

Oficina virtual quer fortalecer bem-estar de servidores penitenciários

imagem ilustrativa

Com o objetivo de fortalecer o bem-estar dos profissionais do sistema prisional, a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) realizou a 2ª Oficina Virtual sobre Saúde e Qualidade de Vida dos Servidores Penitenciários. A ação faz parte do Projeto Valoriza: Saúde em Foco, que promove debates e políticas públicas voltadas à saúde física e mental desses servidores. 

Organizada em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a oficina reuniu 50 participantes, entre representantes da SENAPPEN, Secretarias Estaduais de Administração Penitenciária (SEAP), pesquisadores e profissionais da área. Durante o encontro, foi apresentado o documento com diretrizes e orientações técnicas para atuação dos Núcleos de Atenção à Saúde do Servidor Penitenciário (NASSPs), desenvolvido com base nas experiências dos próprios profissionais do sistema prisional. O objetivo é promover um ambiente de trabalho mais seguro, saudável e humanizado. 

O documento começou a ser elaborado a partir da 1ª oficina, realizada em setembro de 2024, que discutiu práticas e estratégias para o cuidado dos servidores penais. A criação do material foi embasada em duas pesquisas do Projeto Valoriza: “Cenários da saúde física e mental dos servidores do sistema penitenciário brasileiro” e a “Revisão integrativa da literatura sobre saúde e qualidade de vida do servidor penitenciário”. 

O evento também marcou a apresentação da estratégia de comunicação do Projeto Valoriza, a Campanha de Valorização do Servidor, composta por materiais publicitários que poderão ser utilizados nos canais institucionais dos estados. Outro destaque foi o lançamento do curso de capacitação “Saúde e Qualidade de Vida do Servidor Penitenciário”, voltado a gestores e servidores, com foco em oferecer ferramentas práticas para o bem-estar no ambiente de trabalho. 


Anterior

Obituário

IGP reforça participação na Campanha Nacional de Coleta de DNA Próximo

IGP reforça participação na Campanha Nacional de Coleta de DNA

Deixe seu comentário