BAGÉ WEATHER

Estado

Governo nomeia mais 157 servidores para reforçar Polícia Penal

Rafa Marin imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O governo do Rio Grande do Sul nomeou mais 157 servidores para compor os quadros da Polícia Penal. A publicação foi feita no Diário Oficial do Estado desta terça-feira. Entre os novos nomeados estão 128 agentes penitenciários, 20 agentes penitenciários administrativos e nove técnicos superiores penitenciários, com formação nas áreas de ciências contábeis, engenharia ambiental e pedagogia.  

Desde 2019, o Estado já convocou 4.148 profissionais para atuar no sistema penitenciário. Desse total, 2.654 são agentes penitenciários, 902 agentes administrativos e 592 técnicos superiores. A medida faz parte de uma política contínua de reposição de efetivo e qualificação do quadro funcional da Polícia Penal.  

O secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Jorge Pozzobom, destacou que o reforço no efetivo contribui diretamente para a eficiência do sistema penitenciário. Segundo ele, o chamamento reforça o compromisso do governo com a valorização da categoria e com o fortalecimento das unidades prisionais, que já vêm recebendo investimentos estruturais. 

Os novos servidores foram aprovados no concurso público realizado em 2022. Eles passarão agora por etapas formais de entrega de documentação e, posteriormente, pela posse. Após isso, iniciarão o Curso de Formação Profissional, com durarão aproximada de três meses, oferecido pela Escola do Serviço Penitenciário.  

Além da ampliação do quadro funcional, o governo estadual informou que tem investido na construção e ampliação de unidades prisionais. De 2019 a 2026, os recursos aplicados no sistema prisional do Estado devem ultrapassar R$ 1,4 bilhão, demonstrando uma política consistente de fortalecimento da segurança pública. 

Pacto Nacional de Prevenção ao Feminicídio é aprovado no Senado Anterior

Pacto Nacional de Prevenção ao Feminicídio é aprovado no Senado

Câmara debate proposta que reduz tempo para aposentadoria integral Próximo

Câmara debate proposta que reduz tempo para aposentadoria integral

Deixe seu comentário