BAGÉ WEATHER

Expointer

Vencedores do Freio de Ouro serão conhecidos neste sábado

Felipe Ulbrich - Programação, na Arena do Cavalo Crioulo, começa às 8h30min

Após semanas de preparação, treinos e disputas emocionantes nas classificatórias, a comunidade crioulista se volta para a grande final do Freio de Ouro, marcada para sábado, 6 de setembro, a partir das 8h30min, na Arena do Cavalo Crioulo, durante a 48ª Expointer, em Esteio (RS). "Será um Freio histórico. Foram quase mil animais nas classificatórias, por isso não há favoritos. Todos chegam com médias elevadas. Tivemos grandes animais na Norte, excelentes na Sul e uma Classificatória Aberta com as maiores médias do circuito", afirma André Luiz Narciso Rosa, vice-presidente de Modalidades Seletivas e Exposições Morfológicas.

Serão definidos, entre os 96 conjuntos inscritos — 48 fêmeas e 48 machos —, os vencedores das categorias Freio de Ouro, Prata, Bronze e Alpaca. A competição é considerada um dos três pilares da Raça Crioula, ao lado da Marcha da Resistência e da Morfologia. Rosa destaca que, além dos conjuntos brasileiros, participarão 15 animais vindos das Classificatórias Internacionais: oito da Argentina e sete do Uruguai. "Isso mostra o nível elevado da Raça Crioula, tanto em profissionalismo quanto na qualidade dos animais capazes de conquistar um Freio. Teremos uma gama de apresentações de alto nível e uma grande festa à altura da Raça Crioula", acrescenta.

A final do Freio de Ouro começou na terça-feira (2) e segue durante a semana com provas de Morfologia, Andaduras/Figura/VSP/Esbarradas, Mangueira I, Campo I, Mangueira II, Bayard/Sarmento e Campo II.

Os responsáveis pela avaliação das fêmeas são Mário dos Santos Suñé, Rodrigo Diaz de Vivar e Telmo de Oliveira Peixoto, indicados pelo Colégio de Jurados e homologados pelo Conselho Deliberativo Técnico (CDT). Na categoria machos, os jurados são Carlos Marques Gonçalves Neto, Federico Arguelles e Francisco Kessler Fleck, com Luciano Corrêa Passos como reserva.

O evento promete movimentar o público e consolidar mais uma vez o Freio de Ouro como um momento de destaque para a Raça Crioula, reunindo competidores de alto nível e animais excepcionais.

Programação do dia em detalhes

08h30min – Fase Final Supercopa Freio do Proprietário – Mangueira II (10 conjuntos cat. A e 10 conjuntos cat. B)

Sequência – Bayard/Sarmento Supercopa Freio do Proprietário – Categorias A e B

Sequência – Campo II Supercopa Freio do Proprietário – Categorias A

Sequência – Final Supercopa Paleteada (8 duplas cat. A e 6 duplas cat. B)

14h – Mangueira II – Fase Final – 44º Freio de Ouro

Sequência – Abertura Oficial da Final do Freio de Ouro

Sequência – Bayard/Sarmento – Fase Final – 44º Freio de Ouro

Sequência – Campo II – Fase Final – 44º Freio de Ouro

Sequência – Confraternização e Encerramento 44º Freio de Ouro


Justiça proíbe uso do herbicida 2,4-D na Campanha Anterior

Justiça proíbe uso do herbicida 2,4-D na Campanha

Próximo

Embrapa destaca tecnologias para clima e recuperação rural

Deixe seu comentário