Carne de frango e ovos são seguros para consumo, enfatiza governo
Deixa o Comercial
Vacinação contra a covid-19 será em sete pontos da cidade

Niela Bittencourt - Sexta foi o último dia de vacinação no Clube
A vacinação contra covid-19 deixa de ocorrer no Clube Comercial: a distribuição, agora, será nos Centros de Referência - um total de sete pontos, em todas as regiões da cidade. Ontem, inclusive, foi o último dia de vacinação na estrutura que havia sido montada no clube, localizado na principal avenida da cidade, a Sete de Setembro. De acordo com o coordenador da Vigilância em Saúde, Geraldo Gomes, já a partir de segunda-feira, as doses da vacina contra a covid-19 serão distribuídas no Camillo Gomes, onde já ocorre a vacinação das crianças, no Sá Monmany, no Centro Social Urbano, no Castro Alves, no Arvorezinha, no Floresta e no Caic.
Não há um motivo específico para a mudança. Conforme Gomes, com a redução na demanda por vacinas, a descentralização se tornou estratégica. Em média, atualmente, pouco mais de 100 doses eram aplicadas. Vale mencionar que houve semanas em que a média diária de vacinas distribuídas ultrapassava os 400, o que dificultava a aplicação delas nos postos. Agora, é bem mais fácil distribuir nas unidades, sem necessidade de mobilizar uma equipe, como ocorreria no Comercial. Gomes mencionou que o objetivo, com o ponto central (e antes com o São Pedro) foi alcançado, já que a maior parte da população está imunizada e, atualmente, a vacina contra a covid-19 se tornou uma rotina, ou seja, será distribuída nos postos regularmente tal qual aquela contra a influenza. Tal qual a doença, a vacina fará parte da vida da população por muito tempo, fará, em síntese, parte da rotina.
No posto Camillo Gomes, ontem, 78 doses para crianças foram distribuídas. Vale lembrar que, nesta semana, começou a vacinação dos pequenos - crianças com 4 anos. A demanda ainda é considerada baixa. Para os adultos, a novidade é a distribuição da quarta dose, que já pode ser garantida por aqueles com 35 anos ou mais desde que seja respeitado o intervalo de quatro meses entre um reforço e outro. Sobre os horários de cada posto, a Saúde ainda irá divulgar. Porém, é importante esclarecer que o atendimento ocorrerá exclusivamente de segunda a sexta-feira.
Ainda será divulgado os locais onde serão realizadas as testagens. Depois de sair da Unidade de Pronto-Atendimento, a testagem da população também passou a ocorrer no Clube Comercial. Mais recentemente, a população buscava os testes pelo acesso da Marechal Floriano. Isso deve ser divulgado neste sábado. A testagem não ocorria no final de semana e isso deve continuar. Vale mencionar que houve uma redução de positivações nesta semana. No dia 27, último boletim divulgado antes do fechamento da edição, 42 pessoas haviam positivado para a doença e um total de 157 foram realizados.
Deixe seu comentário