BAGÉ WEATHER

Estelionato

Novo golpe imitando cobrança de dívida chega em Bagé

Álvaro Henrique/Especial FS - Orientação é que a pessoa não abra esse tipo de mensagem por internet

Um crime que estava sendo aplicado em vítimas nas regiões Centro Oeste e Nordeste do Brasil chegou em Bagé. Golpistas enviam documentos falsos, através de boletos ou pela internet, com todas as informações da pessoa e dizem que caso não pague o valor da dívida seu nome irá para o cartório de títulos e protestos. O documento, que é falso, vem com código de barras e selo do governo federal.

A reportagem conversou com Maria Machado, que é escrevente no Cartório de Títulos e Protestos em Bagé. Ela contou que todos os dias pessoas de várias faixas etárias vão até lá pedindo para consultar o Cadastro de Pessoa Física (CPF), já que querem saber se existe alguma dívida no nome delas.

Maria disse que o cartório recomenda que quando chegar alguma mensagem pela internet, de texto ou via WhatsApp, a pessoa não abra, porquê se trata de um golpe. "Quando as intimações chegam aqui nós temos um funcionário que vai pessoalmente na casa da pessoa entregar a cobrança e quando ela não é encontrada, nós intimamos por edital", explicou.

Zero Hora online abordou o assunto. De acordo com a reportagem, a armadilha é um falso documento - virtual ou físico - que chega até o cidadão imitando o formato de uma intimação para pagamento de uma dívida. Nele, selos do governo federal e uma explicação em texto induzem ao pagamento através de um código de barras. Quando o pagamento é encaminhado, o destinatário do dinheiro se revela: uma empresa fictícia registrada com o nome de "Cartório Nacional de Tít. e Protesto". O CNPJ vinculado a este nome é de uma microempresa, com nome fantasia de "Cartorio Nacional De Títulos E Protesto Ltda". O telefone de contato na falsa intimação é de Brasília.


Vacinação contra a covid-19 será em sete pontos da cidade Anterior

Vacinação contra a covid-19 será em sete pontos da cidade

Casa Dia está com três vagas para idosos Próximo

Casa Dia está com três vagas para idosos

Deixe seu comentário