Prefeitura identifica contrato de meio milhão para privatização do Daeb
Curioso
Moeda Rara da República Rio-Grandense integra acervo

Divulgação - Peça cunhada a partir de 1843
O Museu Histórico Farroupilha, em Piratini, recebeu oficialmente uma rara moeda de ensaio do Peso Riograndense, cunhada a partir de 1843 durante a República Rio-grandense. A peça, doada pelo pesquisador e colecionador Volnir Santos (Tche Voni), possui grande valor histórico e simbólico, sendo um importante registro da tentativa de criação de uma unidade monetária própria durante o período farroupilha (1836–1845).
A moeda, feita de cobre com banho de prata, foi autenticada pela Numismatic Guaranty Company (NGC), nos Estados Unidos, e encontra-se em processo final de cadastramento e limpeza antes de ser exposta ao público. Sua chegada ao Museu comemorou os 72 anos da instituição e representa um acréscimo significativo ao acervo, especialmente à Coleção Tche Voni, que tem se ampliado com constantes doações.
Luiza Rodrigues, diretora do MHF, ressaltou que a moeda é uma “preciosidade histórica” e que a maioria das peças semelhantes foi perdida ao longo do tempo, reaproveitada como botões de guaiaca. O objeto, agora preservado, estará acessível tanto para visitantes quanto para pesquisadores interessados na memória e cultura da Revolução Farroupilha.
Deixe seu comentário