BAGÉ WEATHER

Agenda

OSPA abre série Música de Câmara com recital do Sexteto Schoenberg

Gabs Bayer - Iniciativa valoriza formato intimista

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) dá início à sua Série Música de Câmara 2025 com um recital gratuito do Sexteto Schoenberg, formado por músicos do naipe de cordas da própria orquestra. A apresentação acontece neste dia 17 de maio, às 17h, na Sala de Recitais do Complexo Cultural Casa da OSPA. Com entrada franca e lugares distribuídos por ordem de chegada, o evento abre oficialmente uma programação que se estenderá até dezembro, com apresentações mensais. 

A Série Música de Câmara é uma iniciativa que valoriza o formato intimista e aproxima o público da excelência artística dos músicos da OSPA. Em 2025, os recitais passam a ser realizados aos sábados, sempre às 17h, mantendo a gratuidade como parte do compromisso com o acesso à cultura. Serão dez apresentações ao longo do ano, com diferentes formações, variando entre solos, duos e pequenos grupos. 

Na estreia da série, o Sexteto Schoenberg apresenta duas obras do repertório camerístico. A primeira é o Sexteto em Ré Menor, de Alexander Borodin, uma peça inacabada composta provavelmente em sua juventude, durante seus estudos na Alemanha. Apesar de pouco conhecida, a obra revela o talento precoce do compositor russo e carrega influências marcantes de Mendelssohn e Schumann, destacando-se pela sua escrita melódica e harmônica expressiva. 

A segunda parte do programa traz Verklärte Nacht (Noite Transfigurada), de Arnold Schoenberg. Composta em 1899, a obra marca a transição entre o romantismo e o modernismo musical. Inspirada em um poema de Richard Dehmel, a peça aborda o perdão e a compaixão em uma narrativa intensa e emocional, traduzida por Schoenberg em uma linguagem musical que mistura influências de Wagner e Brahms, apontando para seu estilo inovador futuro. 

O Sexteto Schoenberg é formado por Lucas Bernardo Gonçalves e Leonardo Bock (violinos), Cleverson Cremer e João Senna (violas), Rafael Costa e Rafael Sobrinho (violoncelos). O recital conta com apoio da Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio de empresas como Gerdau, Banrisul, TMSA e Tramontina. A realização é da Fundação OSPA em parceria com a Secretaria da Cultura do RS e o Ministério da Cultura.

OSPA abre série Música de Câmara com recital do Sexteto Schoenberg Anterior

OSPA abre série Música de Câmara com recital do Sexteto Schoenberg

Chico Teixeira lança chamamé autoral Próximo

Chico Teixeira lança chamamé autoral

Deixe seu comentário