Prefeitura identifica contrato de meio milhão para privatização do Daeb
Agenda
OSPA abre série Música de Câmara com recital do Sexteto Schoenberg

Gabs Bayer - Iniciativa valoriza formato intimista
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) dá início à sua Série Música de Câmara 2025 com um recital gratuito do Sexteto Schoenberg, formado por músicos do naipe de cordas da própria orquestra. A apresentação acontece neste dia 17 de maio, às 17h, na Sala de Recitais do Complexo Cultural Casa da OSPA. Com entrada franca e lugares distribuídos por ordem de chegada, o evento abre oficialmente uma programação que se estenderá até dezembro, com apresentações mensais.
A Série Música de Câmara é uma iniciativa que valoriza o formato intimista e aproxima o público da excelência artística dos músicos da OSPA. Em 2025, os recitais passam a ser realizados aos sábados, sempre às 17h, mantendo a gratuidade como parte do compromisso com o acesso à cultura. Serão dez apresentações ao longo do ano, com diferentes formações, variando entre solos, duos e pequenos grupos.
Na estreia da série, o Sexteto Schoenberg apresenta duas obras do repertório camerístico. A primeira é o Sexteto em Ré Menor, de Alexander Borodin, uma peça inacabada composta provavelmente em sua juventude, durante seus estudos na Alemanha. Apesar de pouco conhecida, a obra revela o talento precoce do compositor russo e carrega influências marcantes de Mendelssohn e Schumann, destacando-se pela sua escrita melódica e harmônica expressiva.
A segunda parte do programa traz Verklärte Nacht (Noite Transfigurada), de Arnold Schoenberg. Composta em 1899, a obra marca a transição entre o romantismo e o modernismo musical. Inspirada em um poema de Richard Dehmel, a peça aborda o perdão e a compaixão em uma narrativa intensa e emocional, traduzida por Schoenberg em uma linguagem musical que mistura influências de Wagner e Brahms, apontando para seu estilo inovador futuro.
O Sexteto Schoenberg é formado por Lucas Bernardo Gonçalves e Leonardo Bock (violinos), Cleverson Cremer e João Senna (violas), Rafael Costa e Rafael Sobrinho (violoncelos). O recital conta com apoio da Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio de empresas como Gerdau, Banrisul, TMSA e Tramontina. A realização é da Fundação OSPA em parceria com a Secretaria da Cultura do RS e o Ministério da Cultura.
Deixe seu comentário