BAGÉ WEATHER

IRPF 2025

Receita abre consulta ao 3º lote de restituição

Niela Bittencourt - No Estado, lote contempla mais de 432 declarações

A Receita Federal libera, a partir das 10h desta quinta-feira (24), a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2025. Também estão incluídas nesse lote restituições residuais de anos anteriores. O crédito bancário será efetuado no dia 31 de julho, totalizando R$ 10 bilhões para mais de 7,2 milhões de contribuintes em todo o país.  

No Rio Grande do Sul, o lote contempla 432.139 declarações, com valor total de R$ 647,4 milhões. Entre os beneficiados, estão contribuintes com prioridade legal, como idosos, pessoas com deficiência e profissionais do magistério. Também serão contempladas pessoas que usaram a declaração pré-preenchida ou optaram pelo recebimento via PIX. 

Para verificar se tem direito à restituição, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal), clicar em "Meu Imposto de Renda" e depois em "Consultar a Restituição". O portal também permite acesso ao extrato de processamento via e-CAC, onde é possível corrigir eventuais pendências com uma declaração retificadora.  

A Receita oferece ainda aplicativo para tablets e celulares, com consulta simplificada à situação da restituição e do CPF. É obrigatório que a conta bancária cadastrada para o recebimento esteja no nome do contribuinte. Caso haja erro nos dados bancários, o pagamento é bloqueado por questões de segurança.  

Nesse caso, o valor pode ser reagendado por até um ano por meio do Banco do Brasil, seja pelo site www.bb.com.br/irpf ou pelos telefones disponibilizados pela instituição. Se o valor não for resgatado nesse período, o contribuinte deverá solicitar a restituição diretamente pelo Portal e-CAC. 

Biometria será exigida para acessar benefícios sociais Anterior

Biometria será exigida para acessar benefícios sociais

Candiota recebe recursos para recuperar estradas rurais Próximo

Candiota recebe recursos para recuperar estradas rurais

Deixe seu comentário