Tempo
Provável tornado causa destruição no extremo Sul

Reprodução MetSul - Fenômeno derrubou árvores na BR-471 e levou abaixo torres de energia
Um provável tornado atingiu na manhã dessa quarta-feira, 3 de setembro, a zona rural de Santa Vitória do Palmar, no extremo Sul gaúcho. O fenômeno ocorreu por volta das 10h15min, na localidade de Canelões, às margens da BR-471, derrubando árvores e provocando danos significativos na região.
De acordo com a MetSul Meteorologia, o vento severo foi de curta duração, mas deixou um rastro definido de destruição. Três torres de transmissão de 525 kV da Eletrosul e sete torres da CEEE Equatorial caíram com a força do vento. Algumas das estruturas eram projetadas para resistir a rajadas muito intensas, o que reforça a hipótese de ocorrência de um tornado.
Condições favoráveis
As condições atmosféricas eram favoráveis ao fenômeno, conforme a MetSul Meteorologia, com presença de corrente de jato em baixos níveis e temperaturas elevadas, associadas a uma frente quente que atuava no Sul do Estado. Esse tipo de configuração é recorrente nos episódios de tornados no Sul do Brasil.
Frente fria
Na madrugada e manhã dessa quarta-feira, o avanço do ar quente já havia provocado instabilidade com chuva, raios e queda de granizo em diferentes pontos do Rio Grande do Sul. A tendência é que o sistema evolua para uma frente fria nesta quinta.
Conforme a MetSul Meteorologia, a chegada da frente fria deve intensificar os temporais no Rio Grande do Sul. O encontro com o ar quente e úmido favorecerá a formação de nuvens carregadas, elevando o risco de chuvas fortes, raios e novas ocorrências de granizo.
Queda da temperatura
Para a Rainha da Fronteira, a previsão é de mais chuva nesta quinta-feira e mínima de apenas 7°C. Já a máxima não ultrapassa os 17°C. Ainda mais frio é previsto para sexta, quando a mínima fica em 2°C. Não chove. Mas há previsão de retorno da instabilidade para domingo.
Deixe seu comentário