BAGÉ WEATHER

Destaque

Primeiro brasileiro nomeado pelo Papa Leão XIV é da Diocese de Uruguaiana

Divulgação/Diocese de Uruguaiana - Bispo inicia seu trabalho visitando paróquias e participando de encontros com fiéis e líderes religiosos da Diocese

Dom Clésio Facco, de 54 anos, natural de Nova Palma e membro da Congregação dos Padres Palotinos, foi ordenado e empossado bispo da Diocese de Uruguaiana no domingo, 17, na Catedral Sant’Ana. 

A cerimônia reuniu fiéis de diferentes regiões do Estado e de outros países. Para os que não conseguiram entrar na catedral, a ordenação foi transmitida por telão em frente à igreja. O evento contou com celebrações litúrgicas tradicionais, momentos de oração coletiva e a participação de autoridades religiosas de diversas dioceses, inclusive do bispo de Bagé, Dom Cleonir Dalbosco. 

"Aqui chego de coração aberto para amar e servir esta Igreja, consciente da necessidade de ser um bispo presente nas comunidades e na vida do clero, que escuta, apoia e caminha junto com todos, porque se sabe também Povo de Deus", destacou o novo bispo. 

A Diocese de Uruguaiana é a maior do Rio Grande do Sul, com 35.439 km², abrangendo 13 municípios e 17 paróquias. Fundada há 115 anos. A diocese desempenha papel importante na região, coordenando atividades pastorais, projetos sociais e programas de educação religiosa. Desde a posse, o bispo iniciou visitas às paróquias e encontros com líderes religiosos e movimentos comunitários, mantendo contato direto com as diferentes comunidades. 

Durante a cerimônia, Dom Clésio recebeu quatro símbolos da autoridade episcopal: o evangelho, o anel, a mitra e o báculo. O evangelho representa o compromisso com a palavra de Deus, o anel simboliza fidelidade à Igreja, a mitra indica a autoridade do bispo e o báculo é símbolo de seu papel de guia espiritual da comunidade.  

Em seu discurso, destacou a importância do diálogo e da comunhão: "Quero desempenhar essa missão com muita alegria, com diálogo e comunhão com todo o povo, porque o bispo tem a missão de pastorear a igreja e estabelecer comunhão". 

Ordenado há quase 29 anos, Dom Clésio é o primeiro brasileiro nomeado pelo novo Papa, Leão XIV. A nomeação foi anunciada em maio deste ano, em Santa Maria. O Bispo escolheu como lema episcopal o tema “Permanecei firmes na fé” (1 Pedro 5,9). 

Trajetória 

Dom Clésio iniciou sua trajetória na Igreja residindo no Colégio Máximo Palotino, em Santa Maria, onde realizou estudos filosóficos e teológicos. Fez o noviciado em Cascavel (PR) em 1993, realizou sua primeira consagração em 1994 e a consagração perpétua em 1997, sendo ordenado diácono e presbítero no mesmo ano.  

Atuou em diversas cidades do Brasil, como Dourados (MS), Palotina e Toledo (PR), e em Roma, como vigário paroquial entre 2005 e 2007. Retornou ao Brasil em 2010, exercendo funções em Santa Maria, incluindo diretor da Gráfica Pallotti, reitor provincial da Província Nossa Senhora Conquistadora e pároco da Paróquia Santo Antônio, antes de ser nomeado bispo de Uruguaiana. 


Programa beneficia agricultores familiares e fomenta produção saudável Anterior

Programa beneficia agricultores familiares e fomenta produção saudável

Próximo

Bagé integra edital social da Minerva Foods

Deixe seu comentário