AGrUPa aprova moção contra mineração na Bacia do Rio Camaquã
Tempo
Previsão é de muita chuva até sexta-feira

Niela Bittencourt - Quase 90 milímetros estão previstos para esta semana
A MetSul Meteorologia alerta para uma semana de risco no Rio Grande do Sul, com previsão de chuva excessiva e temporais, especialmente entre quarta e sexta-feira. A instabilidade será mais intensa na Metade Oeste, Centro e Sul do Estado, onde os volumes de chuva podem ser extremamente elevados, acompanhados de raios, granizo e ventos fortes. As precipitações devem superar em até 200% a média do mês de maio em algumas localidades.
O início da semana ainda será de sol com nuvens e temperaturas acima da média, mas com possibilidade de chuva localizada nas Metades Oeste e Sul nesta terça-feira. A quarta-feira marcará o início do período mais crítico, com instabilidade avançando por quase todo o Estado.
Na quinta, uma frente quente traz ar muito quente e favorece a ocorrência de temporais principalmente no Oeste e Sul. Já na sexta, uma frente fria impulsionada por um ciclone no Atlântico provocará chuva em todas as regiões.
Os maiores riscos de tempestades estão concentrados entre quarta e sexta-feira. A atuação de uma corrente de jato em baixos níveis — um corredor de vento que traz umidade da Bolívia e do Centro-Oeste brasileiro — aumentará a energia disponível para eventos severos. Na quarta, o risco de temporais começa no Oeste; na quinta, o destaque é para granizo; e na sexta, ventos fortes devem acompanhar a chegada do ar frio.
Modelos meteorológicos indicam que os volumes de chuva podem ultrapassar os 100 mm em grande parte da Metade Oeste, com marcas isoladas que podem chegar a 250 mm. Essa condição exige atenção para o risco de cheias em rios como o Quaraí, Ibirapuitã e Ibicuí. No entanto, bacias da Serra e do Litoral, como as dos rios Taquari, Caí, Sinos e Gravataí, não devem registrar volumes extremos.
Apesar da coincidência de datas com as enchentes históricas de maio de 2024, a MetSul reforçou que este novo episódio não é uma repetição da tragédia anterior. As regiões mais afetadas serão diferentes, e os acumulados esperados não devem atingir áreas como Porto Alegre.
Veranico
O veranico de maio trouxe um fim de semana de sol e temperaturas elevadas no Rio Grande do Sul, com máximas muito acima da média para o mês. Diversas cidades registraram calor intenso, acima dos 30°C. E a previsão da MetSul indica que o calor deve continuar até quinta-feira, com máximas entre 28ºC e 30ºC em várias regiões, incluindo o Noroeste, a Fronteira Oeste, o Centro do Estado, os vales e a Grande Porto Alegre. Na terça e quarta-feira, as temperaturas seguem elevadas, ultrapassando os 30ºC em muitos municípios. O abafamento será mais perceptível nas regiões do Médio Uruguai, metropolitana e Litoral Norte.
Na quinta-feira, uma frente quente posicionada entre o Uruguai e o Sul do Estado favorecerá a intensificação do calor na Metade Norte do Rio Grande do Sul. As máximas podem atingir 33ºC ou até 34ºC em áreas como o Noroeste.
Bagé
Conforme a MetSul, entre quinta e sexta deve chover na Rainha da Fronteira mais de 78 milímetros. A instabilidade, porém, começou nessa segunda, e entre está terça e quarta mais de 10 milímetros de precipitação devem ser registrados.
Deixe seu comentário