BAGÉ WEATHER

Tempo

Previsão indica calor e chuvas fortes na virada do mês

Niela Bittencourt - Final de semana será de tempo nublado na Campanha

O Rio Grande do Sul terá uma virada de mês marcada por calor acima da média e fortes chuvas, segundo o Boletim Agrometeorológico 35/2025, elaborado pela Seapi em parceria com Emater/RS-Ascar e Irga. O tempo seco predomina até domingo (31), com temperaturas que podem superar os 30°C em diversas regiões. 

Na segunda-feira (1º de setembro), o calor ainda se mantém, especialmente na Metade Norte, mas a aproximação de uma frente fria deve provocar chuva na Fronteira Oeste, Campanha e Zona Sul. Já na terça (2) e quarta-feira (3), a instabilidade se espalha por todo o Estado, trazendo risco de temporais isolados. 

Os volumes previstos variam entre 50 e 100 milímetros na maior parte do território gaúcho, podendo chegar a 150 milímetros em pontos da Metade Sul. Em regiões como Missões, Planalto, Região Metropolitana e Fronteira Oeste, os acumulados devem ficar entre 30 e 50 milímetros. 

De acordo com a MetSul Meteorologia, o aquecimento dos próximos dias será resultado da atuação de uma corrente de jato em baixos níveis, associada a um ciclone em formação na Argentina. O fenômeno deve trazer vento de Norte moderado a forte e transportar ar quente do Centro-Oeste para o Rio Grande do Sul. 

"Neste sábado, grande parte do território gaúcho deve ter máximas entre 25ºC e 30ºC com as maiores temperaturas no Noroeste, Oeste, Centro, Vales e a Grande Porto Alegre", detalhou a MetSul Meteorologia.  

No Oeste, as máximas vão ficar entre 28ºC e 30ºC, o que ocorrerá também no Noroeste, onde alguns pontos podem bater nos 30ºC. Na região metropolitana, marcas entre 26ºC e 27ºC. No domingo, por sua vez, aumento de nebulosidade e chuva deve frustrar aquecimento maior no Oeste.  

Segue mais quente no Noroeste com máximas, em média, de 27ºC a 29ºC. No Centro do Estado, nos vales e Grande Porto Alegre, a maioria das cidades vai ter entre 25ºC e 27ºC. Na segunda-feira, primeiro dia de setembro, a temperatura estará mais alta na Metade Norte gaúcha. Assim como em áreas como o Noroeste, os vales e a região metropolitana.  

Na Campanha, a previsão aponta mínima de 14°C e máxima de 22°C neste sábado, e o sol aparece entre nuvens. Já no domingo, a temperatura oscila entre 15°C e 22°C, e o dia deve ser nublado. Chuva fraca é a previsão para o primeiro dia de setembro, quando o acumulado deve chegar a 4,8 milímetros. Já a mínima fica em 15°C. A máxima não ultrapassa os 18°C. A previsão indica, por enquanto, chuva durante toda a semana, com acumulados diários entre 7 e 28 milímetros. 


Setembro será um mês de extremos no Estado Anterior

Setembro será um mês de extremos no Estado

Crescimento populacional do Brasil desacelera Próximo

Crescimento populacional do Brasil desacelera

Deixe seu comentário