Tempo
Previsão indica calor e chuvas fortes na virada do mês

Niela Bittencourt - Final de semana será de tempo nublado na Campanha
O Rio Grande do Sul terá uma virada de mês marcada por calor acima da média e fortes chuvas, segundo o Boletim Agrometeorológico 35/2025, elaborado pela Seapi em parceria com Emater/RS-Ascar e Irga. O tempo seco predomina até domingo (31), com temperaturas que podem superar os 30°C em diversas regiões.
Na segunda-feira (1º de setembro), o calor ainda se mantém, especialmente na Metade Norte, mas a aproximação de uma frente fria deve provocar chuva na Fronteira Oeste, Campanha e Zona Sul. Já na terça (2) e quarta-feira (3), a instabilidade se espalha por todo o Estado, trazendo risco de temporais isolados.
Os volumes previstos variam entre 50 e 100 milímetros na maior parte do território gaúcho, podendo chegar a 150 milímetros em pontos da Metade Sul. Em regiões como Missões, Planalto, Região Metropolitana e Fronteira Oeste, os acumulados devem ficar entre 30 e 50 milímetros.
De acordo com a MetSul Meteorologia, o aquecimento dos próximos dias será resultado da atuação de uma corrente de jato em baixos níveis, associada a um ciclone em formação na Argentina. O fenômeno deve trazer vento de Norte moderado a forte e transportar ar quente do Centro-Oeste para o Rio Grande do Sul.
"Neste sábado, grande parte do território gaúcho deve ter máximas entre 25ºC e 30ºC com as maiores temperaturas no Noroeste, Oeste, Centro, Vales e a Grande Porto Alegre", detalhou a MetSul Meteorologia.
No Oeste, as máximas vão ficar entre 28ºC e 30ºC, o que ocorrerá também no Noroeste, onde alguns pontos podem bater nos 30ºC. Na região metropolitana, marcas entre 26ºC e 27ºC. No domingo, por sua vez, aumento de nebulosidade e chuva deve frustrar aquecimento maior no Oeste.
Segue mais quente no Noroeste com máximas, em média, de 27ºC a 29ºC. No Centro do Estado, nos vales e Grande Porto Alegre, a maioria das cidades vai ter entre 25ºC e 27ºC. Na segunda-feira, primeiro dia de setembro, a temperatura estará mais alta na Metade Norte gaúcha. Assim como em áreas como o Noroeste, os vales e a região metropolitana.
Na Campanha, a previsão aponta mínima de 14°C e máxima de 22°C neste sábado, e o sol aparece entre nuvens. Já no domingo, a temperatura oscila entre 15°C e 22°C, e o dia deve ser nublado. Chuva fraca é a previsão para o primeiro dia de setembro, quando o acumulado deve chegar a 4,8 milímetros. Já a mínima fica em 15°C. A máxima não ultrapassa os 18°C. A previsão indica, por enquanto, chuva durante toda a semana, com acumulados diários entre 7 e 28 milímetros.
Deixe seu comentário