BAGÉ WEATHER

Destaque

Prefeito de Candiota integra missão na China para conhecer tecnologias

imagem ilustrativa

O prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, está na China participando de uma missão técnica que busca conhecer tecnologias utilizadas no país para produzir fertilizantes nitrogenados a partir de usinas termoelétricas a carvão mineral.  

A comitiva brasileira, formada por representantes dos setores público e privado, permanece no país asiático até 16 de agosto e inclui representantes da Assembleia Legislativa do Estado, Ministério de Minas e Energia, Associação Brasileira do Carbono Sustentável (ABCS) e outros órgãos. O Rio Grande do Sul participa por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). 

Durante a agenda, o grupo visitará fábricas da empresa JNG China, que desenvolve soluções industriais verdes usando amônia para dessulfurização e captura de dióxido de carbono (CO₂). O processo permite capturar de 85% a 90% do CO₂ gerado na queima do carvão, transformando-o em fertilizantes como sulfato de amônio e bicarbonato de amônio, amplamente utilizados na agricultura chinesa. 

De acordo com o coordenador do Plano ABC+RS, Jackson Brilhante, o Brasil consome cerca de 50 milhões de toneladas de fertilizantes por ano, sendo 90% importados. “Precisamos buscar alternativas que viabilizem economicamente a produção desses fertilizantes dentro do Estado, fortalecendo a competitividade do setor agropecuário gaúcho”, destacou. 

A missão também inclui visita, na cidade de Erdos, a um projeto de demonstração que captura 1,2 milhão de toneladas de CO₂ por ano, provenientes da queima de carvão mineral, para produzir 2,3 milhões de toneladas de fertilizantes, reforçando o compromisso em buscar soluções sustentáveis para a agricultura e a energia. 

Centro do Idoso receberá novo elevador para ampliar acessibilidade Anterior

Centro do Idoso receberá novo elevador para ampliar acessibilidade

IRPF repassará mais de R$ 510 mil a fundos da criança e do idoso de Bagé Próximo

IRPF repassará mais de R$ 510 mil a fundos da criança e do idoso de Bagé

Deixe seu comentário