Incidentes na final podem levar Inter-SM a julgamento no TJD
Tardio
Massa de ar polar derruba as temperaturas

Niela Bittencourt - Retorno da chuva ocorre apenas na segunda
A primeira massa de ar frio de setembro chegou ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, derrubando as temperaturas para marcas entre 10ºC e 13ºC em grande parte do Estado. O fenômeno, considerado tardio, trouxe sensação de frio intenso, comparável ao auge do inverno, e deve persistir nos próximos dias. A análise da MetSul Meteorologia indica que o centro dessa massa polar estará posicionado sobre o Sul gaúcho nesta sexta-feira, caracterizando-se como forte pela intensidade do resfriamento.
Na Serra e nos Aparados, a combinação de nuvens, garoa e chuva resultará em tardes geladas. Cidades como Canela, Gramado, Caxias do Sul, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Bom Jesus e São José dos Ausentes devem registrar máximas entre 5ºC e 8ºC. Nessas localidades, o frio será mais sentido durante o dia, com máximas baixas, embora as mínimas não atinjam valores tão extremos devido à presença da nebulosidade.
Por outro lado, a região Sul do Estado será a mais atingida pelas temperaturas mínimas. Com tempo mais aberto, cidades da Campanha, Serra do Sudeste e fronteira com o Uruguai poderão registrar os valores mais baixos. Pinheiro Machado e Pedras Altas têm chance de experimentar temperaturas negativas, configurando as primeiras marcas abaixo de zero do mês de setembro e da primavera climática.
Localidades como Bagé, Santana do Livramento, Dom Pedrito, Jaguarão, Santa Vitória do Palmar, Pelotas, Arroio Grande e Lavras do Sul também devem enfrentar madrugadas geladas entre sexta e domingo, com o frio mais intenso esperado para o sábado. A expectativa é de mínimas muito baixas, reforçando o impacto da massa de ar polar sobre essa faixa do território gaúcho.
Em Porto Alegre, a massa polar também será sentida, mas com menor intensidade. A sexta-feira terá máximas em torno de 14ºC a 15ºC, abaixo da média histórica de 22,8ºC para setembro, e mínimas de 10ºC a 11ºC. No sábado, a capital deve amanhecer com 8ºC a 9ºC, mas as temperaturas sobem durante a tarde, trazendo maior conforto térmico. Assim, o fenômeno marca uma entrada brusca do frio tardio no Estado, com impactos diferentes conforme a região.
Campanha
O sábado amanhece gelado na Rainha da Fronteira, com apenas 1°C. Já a máxima atinge os 11°C. O dia permanece claro. No domingo, o sol aparece entre nuvens: a mínima fica em 4°C e a máxima chega a 16°C. Não chove. Para segunda-feira, o retorno da chuva: 23 milímetros estão previstos; a mínima fica em 10°C e a máxima não ultrapassa os 14°C. Na terça, o sol aparece entre nuvens e apenas garoa. A mínima mais uma vez será de 10°C e a máxima chega a 16°C.
Deixe seu comentário