Região
Hulha Negra e Candiota avançam na criação de zona industrial estratégica
Samuel da Rosa - Proposta quer fomentar desenvolvimento industrial com menor custo fiscal
As prefeituras de Hulha Negra e Candiota deram início à criação de um grupo de trabalho conjunto para viabilizar a implantação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) na região. A iniciativa foi discutida em reunião com a presença dos prefeitos Fernando Campani (Hulha Negra) e Luiz Carlos Folador (Candiota), além de representantes dos Legislativos, instituições de ensino e entidades regionais.
A proposta da ZPE visa fomentar o desenvolvimento industrial com menor custo fiscal, facilitando a importação e exportação de tecnologia e inovação. A ideia é especialmente relevante para regiões que enfrentam dificuldades econômicas e altos índices de desemprego, como é o caso de Hulha Negra e Candiota.
Segundo o prefeito Fernando Campani, Hulha Negra reúne as condições exigidas por lei para a implantação de uma ZPE, como vulnerabilidade econômica e alta taxa de desemprego. Ele destacou que a zona permite a instalação de parques industriais com isenção ou redução de tributos, além de fomentar segmentos industriais diversos, o que pode impulsionar a economia local.
O Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação sinalizou positivamente à proposta e confirmou que a região tem perfil adequado para abrigar uma ZPE. O próximo passo será uma reunião presencial com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, com o objetivo de habilitar oficialmente a criação da zona e definir seu território, atraindo investidores e novos empreendimentos.
Atualmente, por estarem na Zona de Fronteira, Hulha Negra e Candiota enfrentam restrições para instalação de indústrias, especialmente aquelas com capital estrangeiro. A ZPE permitiria superar essas barreiras, desde que as atividades estejam voltadas à exportação e à transformação industrial, respeitando os critérios de segurança nacional.
Deixe seu comentário