Cidade
Em meio ao frio extremo, Albergue não atinge lotação
Divulgação - Ação antecedeu madrugada mais gelada do ano
As madrugadas têm sido de frio intenso e sensação térmica ainda mais baixa em Bagé, com temperaturas mínimas negativas registradas nos últimos dias. Diante deste cenário, a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos do Idoso (Smasi) intensificou as ações de busca ativa para acolher pessoas em situação de rua.
Na noite de segunda-feira (30), que antecedeu a madrugada mais gelada do ano na Rainha da Fronteira, equipes da Smasi percorreram os principais pontos de concentração dessas pessoas no perímetro urbano, como a Praça de Esportes, Rodoviária, UPA, Pronto-Socorro, Calçadão, Praça das Carretas e as ruas Rodrigues Lima, General Osório e Carlos Mangabeira. Aproximadamente 20 pessoas foram abordadas durante a ação.
O objetivo é oferecer abrigo no Albergue Municipal, que conta com 28 vagas disponíveis. Apesar disso, o local ainda registra acomodações ociosas, segundo garantiu a divulgaçãod a pasta, já que a maioria das pessoas abordadas tem recusado o acolhimento, mesmo em meio às temperaturas extremamente baixas e ao risco de problemas de saúde agravados pelo frio.
As ações de busca ativa são realizadas de forma contínua, enfatizou a secretaria, mas foram intensificadas desde o final de maio devido à queda acentuada nas temperaturas. A Smasi ressalta que o trabalho continuará sendo feito de maneira progressiva, priorizando o acolhimento e o suporte social para quem mais precisa, especialmente neste período crítico do inverno.
Deixe seu comentário