Prefeitura identifica contrato de meio milhão para privatização do Daeb
Alerta
Bagé registra oito casos confirmados de dengue

Tânia Rêgo - Apelo é para eliminação de criatórios do mosquito
A Vigilância em Saúde confirmou nessa quinta-feira que a Rainha da Fronteira registrou mais um caso positivo para dengue. Até agora foram registrados 19 casos notificados da doença, dos quais oito foram confirmados (até a semana passada eram sete casos confirmados para a doença), sete tiveram resultado negativo e quatro ainda seguem em análise.
Apesar do número de casos, a Vigilância em Saúde reforça que as ações de combate à dengue são contínuas, independentemente da confirmação de infecções. Com o aumento recente de notificações, as atividades de prevenção e orientação apenas foram intensificadas.
Entre as ações destacadas estão palestras educativas nas unidades de saúde, abordando formas de prevenção, identificação de sintomas e cuidados com os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Aliás, conforme a Vigilância em Saúde, as palestras já foram realizadas nas unidades de saúde Samommani, Castro Alves, Arvorezinha, CSU, Ivo Malafaia e Passo das Pedras.
Além disso, os agentes de endemias mantêm visitas quinzenais a domicílios e locais considerados estratégicos, como ferros-velhos, borracharias e cemitérios. Nessas visitas, são realizadas coletas de larvas para análise, com o objetivo de identificar precocemente a presença do mosquito transmissor da dengue.
A população é orientada a colaborar com os agentes e a adotar medidas preventivas em casa, como eliminar recipientes que acumulem água parada, principal criadouro do Aedes aegypti.
Sintomas
A recomendação é que, em caso de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e manchas vermelhas na pele, a pessoa procure imediatamente uma unidade de saúde.
Situação no Estado
O número de mortes por dengue no Rio Grande do Sul em 2025 subiu para 16, conforme boletim da Secretaria Estadual da Saúde divulgado no dia 13 de maio. As três mortes mais recentes ocorreram em abril, mas só foram confirmadas agora após exames complementares. As vítimas eram idosos com comorbidades, grupo considerado de maior risco. Os casos aconteceram em Viamão, Erechim e Estrela, com datas de óbito entre os dias 11 e 21 do mês passado.
Porto Alegre lidera o número de óbitos com seis registros, seguida por Viamão, com três, e por Alvorada e Cachoeira do Sul, que contabilizam dois cada uma. O Estado já soma mais de 17,5 mil casos confirmados de dengue, sendo a maioria autóctone (transmitida dentro do próprio RS). Porto Alegre (6.919 casos) e Viamão (4.717) estão entre os municípios mais afetados, conforme dados das Secretarias Municipais da Saúde.
Deixe seu comentário