Começa vazio sanitário da soja para conter ferrugem asiática
Geadão
Bagé tem madrugada congelante e novo recorde de frio

Dijalma dos Santos -
Bagé amanheceu, nessa quarta-feira (2), sob um dos cenários mais rigorosos do inverno gaúcho em 2025. Campos cobertos de geada, camada de gelo nos vidros dos automóveis e recordes de sensação térmica negativa marcaram o início do dia na Rainha da Fronteira. A madrugada foi a mais fria do ano, superando as marcas já expressivas registradas na terça-feira, primeiro dia do mês de julho, quando os termômetros haviam indicado a menor temperatura de 2025 até então.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), às 5h da manhã, Bagé registrou oficialmente -3°C, novo recorde de temperatura mínima do ano no município, superando os -2,8°C do dia anterior. Outro dado que chama atenção e reforça o rigor do frio foi o fato de toda a madrugada ter sido de temperaturas negativas, algo incomum mesmo em uma região tradicionalmente fria.
Os registros do Inmet mostram a sequência das temperaturas negativas durante a madrugada: à meia-noite, a marca era de -1°C, caindo para -1,1°C à 1h e -1,3°C às 2h. O frio aumentou progressivamente, atingindo -1,4°C às 3h, -2,1°C às 4h, -3°C às 5h, -2,8°C às 6h, -2,7°C às 7h e -2,4°C às 8h.
Próximos dias
Para os próximos dias, a tendência é de elevação das temperaturas máximas, principalmente a partir de sexta-feira, embora as madrugadas sigam geladas, com mínimas próximas de zero grau. No fim de semana, o frio dá uma trégua um pouco mais consistente.
Região
Mesmo com o frio extremo em Bagé, outras cidades gaúchas também registraram mínimas impressionantes nessa quarta-feira. Segundo dados de estações meteorológicas particulares, Pinheiro Machado liderou o ranking com -9,1°C na localidade de Curral de Pedra. E é claro que outras cidades do Estado, como São José dos Ausentes e Soledade, figuraram entre os municípios mais gelados do Estado.
A reportagem do Folha do Sul recebeu imagens da região de Palmas, de Régis Medeiros, onde estação particular apontou -6,5°C, um recorde absoluto. Em municípios da região, como Hulha Negra, não foi diferente e a geada transformou o cenário da colônia Nova Esperança, como é possível conferir no registro de Dijalma dos Santos.
As menores temperaturas
Estações particulares apontaram mínimas ainda menores do que aquelas consideradas oficiais. Em Bagé, o recorde oficial é -3°C, mas uma estação particular em Palmas registrou uma mínima de -6.5C.
Pinheiro Machado (Curral de Pedra): -9,1°C
São José dos Ausentes (Felicidade): -6,8°C
Pinheiro Machado (Espinilho): -6,6°C
Bagé (Palmas): -6,5°C
São José dos Ausentes (Mário Zatta): -6,3°C
Soledade (Sítio Toniolo): -6,1°C
São José dos Ausentes (KV): -5,5°C
André da Rocha (Lorenzet): -5,4°C
Monte Alegre dos Campos (Ranchinho): -5,2°C
Getúlio Vargas (Simagro): -5,1°C
Deixe seu comentário