BAGÉ WEATHER

Geadão

Bagé tem madrugada congelante e novo recorde de frio

Dijalma dos Santos -

Bagé amanheceu, nessa quarta-feira (2), sob um dos cenários mais rigorosos do inverno gaúcho em 2025. Campos cobertos de geada, camada de gelo nos vidros dos automóveis e recordes de sensação térmica negativa marcaram o início do dia na Rainha da Fronteira. A madrugada foi a mais fria do ano, superando as marcas já expressivas registradas na terça-feira, primeiro dia do mês de julho, quando os termômetros haviam indicado a menor temperatura de 2025 até então.  

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), às 5h da manhã, Bagé registrou oficialmente -3°C, novo recorde de temperatura mínima do ano no município, superando os -2,8°C do dia anterior. Outro dado que chama atenção e reforça o rigor do frio foi o fato de toda a madrugada ter sido de temperaturas negativas, algo incomum mesmo em uma região tradicionalmente fria.  

Os registros do Inmet mostram a sequência das temperaturas negativas durante a madrugada: à meia-noite, a marca era de -1°C, caindo para -1,1°C à 1h e -1,3°C às 2h. O frio aumentou progressivamente, atingindo -1,4°C às 3h, -2,1°C às 4h, -3°C às 5h, -2,8°C às 6h, -2,7°C às 7h e -2,4°C às 8h.  

Próximos dias 

Para os próximos dias, a tendência é de elevação das temperaturas máximas, principalmente a partir de sexta-feira, embora as madrugadas sigam geladas, com mínimas próximas de zero grau. No fim de semana, o frio dá uma trégua um pouco mais consistente.  

Região 

Mesmo com o frio extremo em Bagé, outras cidades gaúchas também registraram mínimas impressionantes nessa quarta-feira. Segundo dados de estações meteorológicas particulares, Pinheiro Machado liderou o ranking com -9,1°C na localidade de Curral de Pedra. E é claro que outras cidades do Estado, como São José dos Ausentes e Soledade, figuraram entre os municípios mais gelados do Estado. 

A reportagem do Folha do Sul recebeu imagens da região de Palmas, de Régis Medeiros, onde estação particular apontou -6,5°C, um recorde absoluto. Em municípios da região, como Hulha Negra, não foi diferente e a geada transformou o cenário da colônia Nova Esperança, como é possível conferir no registro de Dijalma dos Santos.   

As menores temperaturas 

Estações particulares apontaram mínimas ainda menores do que aquelas consideradas oficiais. Em Bagé, o recorde oficial é -3°C, mas uma estação particular em Palmas registrou uma mínima de -6.5C.  

Pinheiro Machado (Curral de Pedra): -9,1°C 

São José dos Ausentes (Felicidade): -6,8°C 

Pinheiro Machado (Espinilho): -6,6°C 

Bagé (Palmas): -6,5°C 

São José dos Ausentes (Mário Zatta): -6,3°C 

Soledade (Sítio Toniolo): -6,1°C 

São José dos Ausentes (KV): -5,5°C 

André da Rocha (Lorenzet): -5,4°C 

Monte Alegre dos Campos (Ranchinho): -5,2°C 

Getúlio Vargas (Simagro): -5,1°C 

Candiota pode ser reconhecida como Capital da Transição Energética Justa Anterior

Candiota pode ser reconhecida como Capital da Transição Energética Justa

Executivo confirma compra de 1,3 mil lâmpadas LED Próximo

Executivo confirma compra de 1,3 mil lâmpadas LED

Deixe seu comentário