Frente fria avança pelo Sul e abre caminho para nova massa de ar frio
Cultura
Bagé celebra Dia do Patrimônio com mateada e homenagem a motoristas

Niela Bittencourt - No sábado, haverá caminhada pelos bens culturais
A Secretaria Municipal de Cultura de Bagé promove, no próximo domingo (17), uma mateada no Complexo do Ginásio Militão, a partir das 14h, dentro das atividades do projeto Caravanas da Cultura. A ação integra a programação do Dia do Patrimônio e terá entrada gratuita.
Nesta edição, além da temática central, haverá uma homenagem aos motoristas, incluindo taxistas, caminhoneiros, condutores de transporte por aplicativo, motoristas de ônibus e servidores que atuam na Prefeitura. O reconhecimento busca registrar a contribuição desses profissionais para a circulação de pessoas, bens e serviços que dão suporte às atividades culturais e à vida cotidiana da cidade.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Zeca Brito, os motoristas têm participação direta no funcionamento da cadeia produtiva da cultura.
“Os motoristas são fundamentais para a Cultura, os eventos e espetáculos contam com os serviços de transporte e com a mobilidade urbana. No dia do patrimônio vamos festejar a cultura popular e os trabalhadores da economia Criativa da cadeia do transporte, pessoas que circulam e dão vida ao patrimônio histórico, ajudando em sua preservação”, destaca Brito.
A programação contará com feira de economia criativa, reunindo empreendedores e artesãos locais, praça de alimentação com opções variadas, aula de zumba e apresentação musical do Grupo Sandim, que levará ao palco clássicos do repertório bageense, em alusão ao patrimônio musical da região.
Caminhada
No sábado, dia 16 de agosto, a Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional (Smed) promove uma caminhada cultural. Será um percurso guiado pelos bens culturais do município. A concentração é na Praça do Coreto, das 9h30min às 12h.
Estado
A Secretaria da Cultura (Sedac) promove programação gratuita em 120 municípios do Estado entre os dias 16 e 17 de agosto. Serão mais de 500 atividades realizadas por 144 agentes e instituições culturais, incluindo visitas guiadas, caminhadas, rodas de conversa, apresentações artísticas, exposições e outras ações voltadas à valorização e salvaguarda do patrimônio cultural material e imaterial do RS.
As atividades começam na sexta-feira, dia 15, às 19h, com o toque de sinos de igrejas e tambores de terceiros em diversos municípios. A programação completa pode ser acessada pelo link http://bit.ly/4oROO8v
A data
O Dia do Patrimônio foi instituído pelo Decreto 54.608/2019 e é celebrado anualmente no terceiro fim de semana de agosto. É promovido pela Sedac, por meio do Sistema Estadual de Cultura, e tem como objetivo fomentar ações de educação patrimonial, preservação, proteção, valorização e salvaguarda do patrimônio cultural do Rio Grande do Sul.
Deixe seu comentário