Ensino
São Pedro conquista melhor índice no Ideb na rede municipal
As escolas de Bagé têm comemorado boas notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A escola estadual Waldemar Amoretty Machado foi destaque na rede – a instituição se sobressaiu nos anos iniciais ao alcançar a nota de 7,1. Já a Escola Municipal de Ensino Fundamental Cívico-Militar São Pedro alcançou os melhores índices entre os educandários da rede municipal. De acordo com a diretora Cleumara Pons Britto, a escola obteve o maior IDEB do município nos anos finais, com 5,8, superando a média nacional. Nos anos iniciais, a escola alcançou um Ideb de 6,7, também o maior na rede municipal.
Cleumara atribui essa conquista ao trabalho efetivo dos professores, comprometidos com o programa da escola. “Estamos sempre resgatando a aprendizagem dos nossos alunos através de estratégias de ensino que contemplem sanar as dificuldades dos estudantes para que realmente exista aprendizado perante os conteúdos trabalhados”, afirma. Ela destaca que o programa da escola é um diferencial, priorizando disciplina, respeito e comprometimento, valores essenciais para o progresso dos alunos.
"Fazendo com que os alunos que aqui estão entendam o quanto é importante esses valores para seu progresso", reitera.
Em síntese, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é um indicador essencial para medir a qualidade da educação no Brasil. De acordo com o Ideb, o país alcançou 6 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano), atingindo a meta nacional estabelecida para o primeiro ciclo do indicador (2007-2021). Nos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano), o Brasil obteve 5 pontos, e o ensino médio registrou 4,3 pontos, ficando abaixo das metas do indicador para o país, que eram 5,5 e 5,2, respectivamente.
Vale mencionar que esta é a primeira avaliação do Inep realizada após a pandemia de Covid-19, que afetou toda a rede de ensino e reduziu a participação dos estudantes na prova de 2021. Os resultados, que avaliam a qualidade da educação a partir de provas de Português e Matemática e das taxas de aprovação nos anos finais das etapas de ensino analisadas, são utilizados para orientar as políticas educacionais.
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