BAGÉ WEATHER

IMPACTO

Câmara Temática de Cultura debate impactos das enchentes no setor

Joel Vargas/Ascom GVG imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O encontro ocorreu na terça-feira.

A Câmara Temática de Economia Criativa e Cultura do Conselho do Plano Rio Grande realizou na última semana, no Centro Administrativo de Contingência (CAC) em Porto Alegre. O grupo discutiu os impactos das enchentes nas instituições culturais e as medidas da Secretaria da Cultura (Sedac) para mitigar os prejuízos no setor. Beatriz Araujo, titular da Sedac, apresentou um balanço atualizado das instituições afetadas. 

Além de representantes do setor, o encontro contou com a participação de entidades que destacaram os desafios enfrentados por empresas e profissionais. Paulo Salerno, secretário-executivo do Conselho do Plano Rio Grande, enfatizou a importância de ouvir todas as áreas afetadas pelas enchentes, incluindo a cultura. As contribuições colhidas serão integradas ao plano de recuperação estadual, após sistematização das sugestões viáveis. 

Beatriz detalhou os danos sofridos por diversas categorias culturais, como bibliotecas, museus, casas de cultura, CTGs, teatros e salas de música. Ela ressaltou as iniciativas da Sedac, como parcerias internacionais, flexibilização de prazos para projetos culturais e apoio financeiro a microempresas. Investimentos significativos estão sendo direcionados para a recuperação de acervos e realização de eventos culturais. 

A secretária destacou também os programas de cadastro de voluntários para recuperação de acervos e os projetos ligados ao RS Seguro Comunidades e MEI RS Calamidade, visando revitalizar o cenário cultural do estado.

Artistas de Bagé podem se inscrever em Bolsa Funarte Anterior

Artistas de Bagé podem se inscrever em Bolsa Funarte

O homem que se encantou pelo circo Próximo

O homem que se encantou pelo circo

Deixe seu comentário