BAGÉ WEATHER

Edgar Muza

A ETAPA ‘COLA TUDO’ TEM MAIS UM CAPÍTLO

Como estamos em mais um ano eleitoral, e as negociações entre os partidos estão se encaminhando a passos curtos, nada melhor que recorrer ao passado e tentar, mais uma vez, mostra que não existe as tais esquerda, direita, talvez sim, o centro, que tem comandado a política brasileira. Pelo visto é o que está acontecendo agora. Os partidos estão a espera de suas cúpulas em Brasília. Em 26-12-2009 a coluna abordou a próxima eleição municipal no Brasil. Sempre enfatizando a extinção das tais direita e esquerda. Faço um faço um ‘intróito’ e colo.    

 

ESQUERDA – DIREITA- CENTRO EM EXTINÇÃO  

Hoje em dia quem afirmar que é a luta da direita e esquerda, está por fora dos acontecimentos políticos.  Não preciso nem relembrar que o comício da Central, com mais de um milhão de pessoas, reuniu no mesmo palanque: Antonio Carlos Magalhães, José Sarney, Brizola, Lula, Arraes, Tancredo, Fernando Henrique, e uma gama de políticos, adversários antigos. Durante o período eleitoral, uniram-se ARENA E MDB. Daí em diante, tudo era possível de acontecer em política. Quando começou a eleição com voto do povo, também teve início a formação de novos partidos. Já tivemos composições partidárias entre adversários (inimigos antigos). Até que aconteceu o máximo: Lula Buscou Maluf para coligação. Então agora, que o PT se une em segundo turno com o PSDB, no Rio Grande, tem muitas pessoas criticando. Mas isso não é mais novidade. Só prova que para assumir o poder, vale tudo. Assim como aconteceu com o PSDB de Fernando Henrique que se uniu a Lula, para vencer a eleição brasileira. Alguma novidade? Nenhuma. Agora Lula está formando a maior bancada no Congresso. Primeiro aumentou os Ministérios de 26 para 37. Não nomeou todos os ministros. Até ontem faltava ocupar 15 Ministérios. Ele aguarda a ‘negociação’ com os demais partidos, para abrigar os novos aliados. Qual a novidade? Nenhuma. Vamos voltar ao passado. A governadora Yeda, manteve um grande combate com a oposição. Até em frente de sua casa, houve manifestação. Ela era e é do PSDB. Pois hoje, seu partido, está unido com o PT, que apoiou Eduardo Leite no segundo turno. Qual a novidade? Nenhuma. No segundo turno a candidata Yeda, não conseguiu se reeleger. Até o Ministério Público Federal mostrava na época a ‘partidarização’ presente. Isso não é invenção, são os fatos. Na coluna publicada em 23-12-2009, hoje completa 13 anos, Fiz o seguinte comentário:  

 

A TEMPORADA DE GUERRA DA OPOSIÇÃO 

“Sem provas foi arquivado pela Justiça o processo contra a Governadora Yeda. A Assembleia Legislativa, por ser a maioria do governo irá engavetar o processo de cassação. Ela será candidata e com os números financeiros á mão, passara por vítima de uma oposição ferrenha”. Alguém ao ler esta coluna deverá pensar que estou abrindo meu voto para a governadora. Ledo engano. Entendo que o engano faz parte do patrulhamento ideológico. Faz parte do jogo. Sempre fui contra a reeleição. O que não quer dizer que não possa votar nela. A alternância no poder ajuda a firmar nossa democracia, ainda incipiente. Agora constatar a verdade, e no caso são os números que falam mais alto, faz parte sim de minha função. Lembro e, acredito, todos lembram, que o Banrisul vinha de prejuízo de mais de 300 milhões ano. Além do mais o décimo terceiro era pago com empréstimo e antecipação do ICMS. Nada mais é necessário. É pago com recursos do tesouro. Algum milagre? Não. Apenas administração. Sua próxima etapa já anunciada é o pagamento dos precatórios. Para isso tem que ter permissão para usar o tal de caixa único. Outros governos já usaram. Vai ser outra peleia. Se ela se fizer de vítima, acredito que nas entrelinhas se fará, é uma forte candidata ao segundo turno. A oposição vai começar a apertar o cerco. Vai contestar os números. Vai vociferar contra o arquivamento da CPI. Continuará acusando a malversação de dinheiro público. Continuará perguntando de onde saiu o dinheiro para a compra da casa. Enfim vai fazer tudo o que estiver a seu alcance para denegrir a imagem da governadora. Até aí faz parte do jogo”  

VOLTEI; Quem diria, hoje, 23 de dezembro de 2022, a manchete é: PT apoia PSDB e ajuda a reeleger Eduardo Leite. Que os leitores acham? Eu acho que não tem nada de anormal. Isso já vem acontecendo desde a volta a Democracia. Repito a pergunta: O que mudou? Nada. Tá?  

 


AEROPORTO DE CAXIAS DO SUL Anterior

AEROPORTO DE CAXIAS DO SUL

SUPREMO ANULA DECISÕES DA LAVA JATO Próximo

SUPREMO ANULA DECISÕES DA LAVA JATO

Deixe seu comentário